Bento Gonçalves

Feira do Livro em Bento será nas primeiras semanas de outubro

O cartaz promocional foi desenvolvido pelo curso de Design da UCS
Com um novo layout e trazendo um escritor homenageado bento-gonçalvense mais uma vez, firmando assim uma tradição recente, foi apresentada na manhã de terça-feira à imprensa, autoridades e pessoas ligadas ao movimento cultural de Bento Gonçalves, a 34ª Feira do Livro, que ocupará o nobre e democrático espaço da Via del Vino entre os dias 02 e 13 de outubro.
Estão confirmadas a presença de 12 livreiros, 23 escritores, 14 lançamentos de livros e 26 músicos. Entre os atrativos haverá contação de histórias e apresentações artísticas.
O lançamento foi no espaço do Quiero Café, situado no corredor gastronômico e contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin e do escritor homenageado, Douglas Cecagno, além de apoiadores. O tema “O livro como espaço de diversidade sociocultural” e slogan “O livro em todos os sentidos”.

Coube ao secretário de Cultura Evandro Soares dar as boas vindas e destacar o imprescindível apoio dos patrocinadores. Já a professora da UCS Aline Fagundes expôs os vetores que nortearam a concepção gráfica do cartaz promocional da feira, desenvolvido pelo curso de Design da UCS.

Evandro Soares é Secretário Municipal de Cultura
Douglas Ceccagno embasou sua fala na mitologia grega, com a tragédia Édipo Rei, de Sófocles. Para ele a verdadeira tragédia de Édipo não foi ter matado seu pai e casado com sua mãe, mas o fato de não ter conseguido enxergar que o enigma que havia decifrado anteriormente dizia respeito a si próprio. “Portanto, é preciso que além de ler, saibamos interpretar e aprender com a literatura, mudar a maneira como vemos o mundo”.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o espaço público é o espaço da vida. “Todos, independente do pensar, tem espaço. É o caráter da Feira do Livro e de seu tema e lema que retrata a liberdade pensar e respeitar todos os credos, cores, raças, os gêneros, as formas de entender a vida.Essa pluralidade dos sentidos uma bálsamo para dias tão polarizados, pois, diariamente, a vida nos questiona, nos provoca, para que possamos buscar os nossos sonhos e não viver o sonhos dos outros. Pois, quem vive o sonho dos outros não tem a capacidade de se abrir para o outro, quiçá para um livro”.
A patrona Anna Cláudia Ramos deixou uma mensagem via vídeo agradecendo a oportunidade e registrou que durante o período do evento vai estar presente vivenciado a Literatura em Bento Gonçalves.
Douglas Ceccagno, autor homenageado

A 34ª Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cidadania, a Fundação Casa das Artes, a Biblioteca Pública Castro Alves, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias da Cultura e de Educação, o Sistema Fecomércio RS Sesc e a 16ª CRE.

Patrocínio da Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, CEF,  Anderle Transportes, Sicredi, Hotel Vinocap. E apoio do Design Center da Universidade de Caxias do Sul.