Feira do Livro em Bento será nas primeiras semanas de outubroFeira do Livro em Bento será nas primeiras semanas de outubroFeira do Livro em Bento será nas primeiras semanas de outubroFeira do Livro em Bento será nas primeiras semanas de outubro
Com um novo layout e trazendo um escritor homenageado bento-gonçalvense mais uma vez, firmando assim uma tradição recente, foi apresentada na manhã de terça-feira à imprensa, autoridades e pessoas ligadas ao movimento cultural de Bento Gonçalves, a 34ª Feira do Livro, que ocupará o nobre e democrático espaço da Via del Vino entre os dias 02 e 13 de outubro.
Estão confirmadas a presença de 12 livreiros, 23 escritores, 14 lançamentos de livros e 26 músicos. Entre os atrativos haverá contação de histórias e apresentações artísticas.
O lançamento foi no espaço do Quiero Café, situado no corredor gastronômico e contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin e do escritor homenageado, Douglas Cecagno, além de apoiadores. O tema “O livro como espaço de diversidade sociocultural” e slogan “O livro em todos os sentidos”.
Coube ao secretário de Cultura Evandro Soares dar as boas vindas e destacar o imprescindível apoio dos patrocinadores. Já a professora da UCS Aline Fagundes expôs os vetores que nortearam a concepção gráfica do cartaz promocional da feira, desenvolvido pelo curso de Design da UCS.
Evandro Soares é Secretário Municipal de Cultura
Douglas Ceccagno embasou sua fala na mitologia grega, com a tragédia Édipo Rei, de Sófocles. Para ele a verdadeira tragédia de Édipo não foi ter matado seu pai e casado com sua mãe, mas o fato de não ter conseguido enxergar que o enigma que havia decifrado anteriormente dizia respeito a si próprio. “Portanto, é preciso que além de ler, saibamos interpretar e aprender com a literatura, mudar a maneira como vemos o mundo”.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o espaço público é o espaço da vida. “Todos, independente do pensar, tem espaço. É o caráter da Feira do Livro e de seu tema e lema que retrata a liberdade pensar e respeitar todos os credos, cores, raças, os gêneros, as formas de entender a vida.Essa pluralidade dos sentidos uma bálsamo para dias tão polarizados, pois, diariamente, a vida nos questiona, nos provoca, para que possamos buscar os nossos sonhos e não viver o sonhos dos outros. Pois, quem vive o sonho dos outros não tem a capacidade de se abrir para o outro, quiçá para um livro”.
A patrona Anna Cláudia Ramos deixou uma mensagem via vídeo agradecendo a oportunidade e registrou que durante o período do evento vai estar presente vivenciado a Literatura em Bento Gonçalves.
Douglas Ceccagno, autor homenageado
A 34ª Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cidadania, a Fundação Casa das Artes, a Biblioteca Pública Castro Alves, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias da Cultura e de Educação, o Sistema Fecomércio RS Sesc e a 16ª CRE.
Patrocínio da Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, CEF, Anderle Transportes, Sicredi, Hotel Vinocap. E apoio do Design Center da Universidade de Caxias do Sul.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de Privacidade