Comportamento

Feira Brasileira do Varejo 2019 deve reunir mais de 8 mil pessoas em POA

(Imagem: divulgação)
(Imagem: divulgação)


Mais de 8 mil visitantes são esperados para conferir as novidades, dos cerca de 80 expositores, na 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), evento que reúne os grandes nomes e empresas do setor varejista, e ocorre nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

A FBV é um espaço para empresários, fornecedores e consultores do setor realizarem negócios, divulgarem produtos e serviços, e construírem uma ampla rede de contatos. A expectativa dos organizadores é prospectar mais de R$ 7 milhões em negócios.

Para o presidente da Feira Brasileira do Varejo, Ronaldo Sielichow, o evento é único e extremamente enriquecedor.

“Não havia feira semelhante em Porto Alegre e até mesmo no Brasil. Estamos crescendo e melhorando a cada ano e conquistando reconhecimento merecido e necessário. Nosso evento é um momento de união entre lojistas e entre aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”, ressalta.

Entre os expositores da FBV estão empresas com soluções em tecnologia, gestão, segurança, marketing, moda, franquias e demais serviços e produtos voltados ao varejo.

O evento contará ainda com o Congresso Brasileiro do Varejo, que receberá nomes como Cristiana Arcangeli, empresária e um dos “tubarões” do programa Shark Tank Brasil; Oskar Metsavath, fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Luciano Hang, proprietário da Rede Havan, Sheila Makeda, sócia-diretora da Makeda Cosméticos, Alice Salazar, produtora de conteúdo, maquiadora e empresária e Andrea Iorio, diretor da L’oreal. Durante os três dias, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, tendências e gestão de pessoas.

A programação ainda apresenta iniciativas voltadas para startups, estudantes de moda e visita técnica aos principais nomes do varejo. Confira:

RS Moda
Iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios em um espaço exclusivo para a área de moda. Com programação que engloba passarela para desfiles, palestras, workshops e rodada de negócios, o momento conta ainda com o Desafio Fashion, competição com desafios diários para estudantes e profissionais da área.

Varejo Now
Uma maratona empreendedora que desafia startups a desenvolver soluções inovadoras para o varejo. Três desafios serão realizados durante a Feira: o Connect Biz, o Design Sprint e o Like a Boss.

O primeiro consiste em um matchmaking entre startups e empresas, que irá acontecer em 28 de maio. Com inscrição prévia, as empresas cadastram informações sobre seus negócios, como demandas e desafios, enquanto as startups descrevem seus serviços e produtos. A partir disso, as startups escolherão as empresas com as quais pretendem conversar, que, por sua vez, podem aceitar ou não. Feito o “match”, a equipe do Varejo Now agenda o encontro, que terá duração de 20 minutos.

Já no dia 29, acontece o Design Sprint, competição que busca desenvolver inovações para temáticas emergentes na área do varejo. O desafio propõe a utilização do método da Google Ventures, que possui o mesmo nome, e que defende a prática de cinco etapas para produzir e testar ideias: entender, criar, definir, prototipar e validar. O objetivo é que acadêmicos, empreendedores e empresários aprofundem a visão do problema e encontrem uma solução sem altos investimentos.

No último dia de Feira será realizado o Like a Boss, com a participação do Sebrae/RS. Serão selecionadas 15 startups para um desafio de pitches – apresentação de ideias e produtos – com soluções voltadas ao varejo. As startups terão a oportunidade de criar conexões com investidores e grandes empresas do setor.

FBV Talks
O FBV Talks é um espaço para os expositores da feira comandarem palestras ou workshops, e discutirem assuntos relacionados ao varejo e aos negócios. Com uma programação intensa, a iniciativa tem acesso livre e gratuito para todos os visitantes. Todos podem conferir, em detalhes, soluções inovadoras apresentadas, fazer grandes parcerias e debater com participantes questões relevantes do mercado.

Desafio Fashion
Em sua quarta edição, o concurso promove estudantes e profissionais da moda, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos para o público da feira, expositores e empresários do segmento. A iniciativa, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, conta com mentoria da ESPM-Sul e tem como temática “a transição do século XX para o XXI na moda no Rio Grande do Sul”. A competição integra o RS Moda, iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs).

O desafio é realizado em três etapas, nas quais os competidores deverão apresentar sua proposta, montar uma vitrine e produzir um desfile. As equipes participantes serão divididas em duas categorias: Acadêmico, para estudantes de nível superior, e Novos Designers, para profissionais com vivência de mercado de até quatro anos.

Varejo Experience
A atividade promove uma imersão em lojas da Capital gaúcha que são referência em inovação no varejo. Com saída da Fiergs, a visita técnica acontece em 30 de maio, das 10h às 17h, e aborda temas como ponto de venda, atendimento, visual merchandising, experiência de compra e gestão de pessoas.

O projeto é mediado por Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para o setor de comércio varejista do Sebrae RS; e Túlio Pinheiro, coordenador de projetos de redes e franquias do Sebrae RS, além de trabalhar com auxílio a microempresas para geração de lucro com redução de impacto socioambiental no Programa Agir – Aceleração e Geração de Impacto Social no RS.

Para participar é preciso realizar a compra do ingresso no site do evento.

TrendStore
A loja conceito, em parceria com o Senac-RS, apresenta novas tendências do setor integrando físico e digital, em um espaço que reúne iniciativas que aumentam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhores resultados.

Exposição de arquitetura para varejo
Por mais um ano, o Retail Design Institute Brasil (RDI Brasil) leva para a Feira as obras vencedoras do Prêmio Design de Varejo RDI Brasil, que reconheceu os melhores projetos em 13 categorias comerciais no final de 2018. O RDI Brasil é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, na década de 1960, que reúne profissionais ligados à criação de estruturas e melhorias para o varejo, como arquitetos e designers.

O objetivo da mostra é apresentar aos visitantes as mais modernas tendências e soluções arquitetônicas para inspirar o varejo do Estado. Entre as categorias premiadas, com os projetos expostos na FBV, estão Super e Hipermercados, Lojas de Moda e Acessórios, Quiosques, Vitrines, Iluminação, Comunicação Visual, Visual Merchandising e Loja do Ano.

As inscrições para a 7ª edição da FBV e os ingressos para o Congresso Brasileiro do Varejo e o Varejo Experience estão disponíveis no site do evento.