
O movimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e nas Unidades Básicas de Caxias do Sul (UBSs) na primeira manhã com o Pronto Atendimento 24h fora de operação não teve o registro de acúmulo de pessoas em busca de socorro médico ou tumultos, conforme previam médicos. O Postão 24h foi fechado à meia-noite desta quarta-feira (17) para ser reformado e se adequado à categoria UPA nível III.

Na UPA Zona Norte, às 7h30min, 19 pessoas aguardavam por atendimento médico. Não havia registro de filas ou reclamações. Na UBS do bairro Esplanada, que costumeiramente registrava extensas filas na parte externa na Avenida Bom Pastor, o cenário aparentava ser de tranquilidade na espera por consultas e procedimentos. A UBS do bairro Reolon, na Zona Oeste, teve procura moderada até as 8h. A unidade Desvio Rizzo teve registro de movimento acima da média.

Com a interrupção do atendimento no Postão, os beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os hospitais de Caxias do Sul, segundo a Secretaria Municipal da Saúde e as instituições, apenas em casos de urgência e emergência.
O Pompéia, por exemplo, de acordo com o superintendente Francisco Ferrer, não tem condições de comportar a demanda para atendimento de consultas no pronto-socorro. Entretanto, o hospital segue como referência no atendimento de situações emergenciais.
Para suprir a demanda, cinco postos de saúde terão atendimento estendido a partir desta quarta.

O horário de funcionamento das UBSs Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê, será das 7h30 às 21h. As unidades receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma, conforme a prefeitura.