A Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul criou uma previsão legal para o recebimento de recursos voltados a atender famílias em situação de vulnerabilidade social diante de catástrofes no município. A chamada dotação orçamentária garante que a fundação possa utlizar uma reserva de emergência a partir de doações do Executivo municipal, Estado ou União – o que garante mais rapidez na atuação durante decretos de emergência e calamidade pública.
A presidente da FAS, Geórgia Tomasi, explica que a experiência obtida nos eventos recentes das enchentes deste ano e da pandemia de Coronavírus em 2020 trouxe a necessidade de facilitar o envio de recursos para atendimento de famílias atingidas.
Segundo ela, a destinação orçamentária complementa a demanda da gestão e o trabalho iniciado após a catástrofe climática, quando foi instituída a Comissão de Emergência, composta por servidores de carreira da FAS. Esse grupo teve como objetivo criar um documento instituindo diretrizes de atuação da Fundação de Assistência Social em momentos atípicos.
“Percebemos que além da necessidade de haver estrutura e recursos financeiros e humanos agilmente disponíveis para o atendimento imediato da população, também precisamos organizar a parte burocrática do pós-evento. E esse período posterior requer uma prestação de contas transparente e correta, que consiga demonstrar no papel tudo o que necessitou ser feito em caráter de emergência. Com a criação dessa dotação específica, ampliamos o potencial de resposta rápida da Fundação quando se decreta situação de emergência e/ou calamidade pública e facilitamos a prestação de contas posterior, que deve sinalizar com clareza a utilização de todos os recursos que foram empregados em prol da população”, reforça Geórgia Tomasi.
A comissão finalizou a elaboração do relatório que foi entregue à direção na semana passada. Com o estabelecimento das medidas, haverá um conjunto de ações permanentes a serem incorporadas para os momentos de prontidão ou de emergência, garantindo uma resposta mais efetiva e rápida à população.