Caxias do Sul - Nesta sexta-feira (29), a Fundação de Assistência Social (FAS), com apoio da Guarda Municipal (GM) e da Codeca, realizou uma série de abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade. Segundo agentes da Guarda Municipal, essas ações também têm contribuído para a prisão de foragidos da justiça, que tentam se esconder vivendo nas ruas.
Durante a operação, foram monitorados 11 pontos, com abordagem a oito pessoas. De acordo com a FAS, todas negaram acolhimento e encaminhamentos oferecidos pelo serviço. O projeto oferece, além de abrigo nas casas de acolhimento, a possibilidade de passagem de retorno para a cidade natal dos atendidos, caso desejem.
Ações e Resultados da Fundação de Assistência Social
Segundo a fundação, o dia começou com 14 vagas disponíveis nas casas de acolhimento, além de 60 vagas para pernoite. Em alguns casos, ainda conforme a autarquia, houve resistência dos abordados, sendo necessário acionar reforço da Guarda Municipal.
A ação reforça o trabalho de atendimento a pessoas em situação de rua e a tentativa para integrá-las a serviços de proteção social, ofertando apoio temporário e alternativas de retorno à rede familiar ou social.