Caxias do Sul

FAS adere a plataforma integrada de ouvidoria para agilizar atendimento à população em Caxias do Sul

Sistema chamado 'Fala.BR' já é usado no município pelo IPAM e pela Codeca

FAS
Foto: Divulgação

No mês de abril começou a implantação na Fundação de Assistência Social (FAS) do sistema Fala.BR, plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação. Por meio da ferramenta, qualquer pessoa pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) aos órgão e entidades que estão cadastrados no sistema. Em Caxias do Sul, o Fala.BR é utilizado pelo IPAM e pela Codeca.

Nesse primeiro mês o uso será apenas interno, para alinhamento do sistema e treinamento dos servidores. A partir de maio a Fundação divulgará o link para que toda a população possa acessar o serviço. Ou seja, é a FAS indo ao encontro do cidadão e colocando à sua disposição uma opção segura, ágil e moderna de acessar os serviços que ela disponibiliza a toda a cidade.

Para Janine Debiasi, servidora que está liderando a implantação da nova ferramenta o Fala.BR tende a trazer uma maior proximidade da população com a FAS, já que o acesso será simplificado. “Um link no site da FAS vai possibilizar um contato com informações ali publicadas acerca de ações, serviços e dados”, informa.

Ainda segundo Janine, “é importante destacar que a utilização da plataforma de ouvidoria vem com o intuito de otimizar processos internos de distribuição e resposta das ouvidorias”.

Uma observação importante a ser feita relaciona-se ao anonimato. Todas as denúncias chegarão à FAS sem que o nome do denunciante seja revelado, mesmo que o sistema peça, por exemplo, um registro para acesso. Esse registro ficará “escondido” para que a plataforma saiba a quem destinar a resposta.