Comportamento

Farroupilhense pede ajuda para custear viagem de menina com doença rara para São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A farroupilhense Pâmela de Toni, mãe da pequena Yasmin Emanuele de Paula, de 8 anos, criou uma Vakinha on-line para arrecadar valores que servirão para custear uma viagem da menina para São Paulo para dar continuidade ao tratamento contra a Neurofibromatose Tipo Um, que acomete e menina.

A menina foi diagnosticada com a doença quanto tinha 1 ano e 3 meses. A doença tem origem genética e não tem cura. Apesar do tratamento há sempre o risco de que novas lesões venham a aparecer. A menina também tem espectro autista. Em agosto de 2019, Yasmin foi diagnosticada com neurofibroma plexiforme, um dos tipos mais graves da doença.

Pâmela comentou que nos últimos meses novas lesões na carótida apareceram. Apesar dos esforços médicos, um laudo aponta que na Serra Gaúcha não há mais tratamentos disponíveis para a redução das lesões já exististes e nem para a prevenção de novas que possam surgir.

Com isso, surgiu a oportunidade deste novo tratamento fora do Rio Grande do Sul.

“Eu entrei em contato com uma doutora lá de São Paulo, de Jabaquara, da Oncologia D’Or, onde ela acolheu o caso da Yasmin e disse que lá existe um outro tratamento que pode ajudar e pode diminuir a lesão dela. Além disso, há pouco tempo, ela fez novos exames, onde apareceu pequenas lesões na região do da via carótida dela. Além de todas aquelas outras que ela já tinha, apareceu mais essa. E a minha preocupação é pela localização dela e o risco que pode trazer”, disse.

Ela também comentou que já está tramitando na Justiça um pedido para a compra do remédio Koselug 25mg, que custa aproximadamente R$ 183 mil a caixa, que dura cerca de um mês.

O valor arrecadado na Vakinha também servirá para custear as passagens de avião, consulta, hotel, transporte e alimentação da família durante a estadia em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 9.9922-3275.