Comportamento

Farroupilha zera fila para exames de cateterismo com recursos próprios

Exames são de responsabilidade do Estado. Na cidade, pacientes aguardavam há mais de nove meses pelo procedimento

Farroupilha zera fila para exames de cateterismo com recursos próprios
Imagem ilustrativa. Foto: Nielcem Fernandes/ Governo do Tocantins

”Estamos salvando vidas”. Foi com essa frase que o Prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin recebeu a notícia, por parte da equipe da Secretaria de Saúde, de que a cidade zerou a fila para exames de cateterismo. Ao todo, 88 pacientes realizam o procedimento utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas.

Conforme os dados apresentados pela pasta, alguns pacientes aguardavam há mais de nove meses para realizar o exame. Vale ressaltar que a responsabilidade para esse procedimento, via Sistema Único de Saúde (SUS), é do Governo do Estado, e que Farroupilha zerou a fila utilizando recursos próprios.

Feltrin comentou sobre os investimentos.

“Temos que comemorar uma conquista dessas. Não podemos esperar pelo Estado quando temos farroupilhenses dependendo destes exames para ter um tratamento em saúde qualificado. Esses investimentos nos exames de cateterismo são uma resposta para a nossa conduta de cuidar do dinheiro público com responsabilidade, com diálogo, e entregando para a comunidade um atendimento humanizado e voltado para os cuidados que todos merecem. Sabemos que às vezes fazer o certo pode levar um pouco de tempo, mas temos a certeza que fazer o certo melhora a vida das pessoas.”, disse.

O cateterismo é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue e ainda mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.