Será ofertado, entre os dias 12 e 28 de agosto, com carga horária de 20 horas, o curso de formação de Facilitadores para 50 professores da rede municipal de ensino para atuarem na Justiça Restaurativa. Estes professores estarão habilitados a promoverem Círculos de Construção da Paz nas escolas onde atuam
A Justiça Restaurativa tem como objetivo a construção de Círculos de Paz para atuar na prevenção de conflitos e fortalecimento de lideranças e grupos. Os círculos tornam-se facilitadores de diálogos e desenvolvedores de vínculos familiares, construindo um senso de comunidade. Para isso, faz-se uso de técnicas de conciliação em que diferentes personagens são colocados frente a frente para refletir e dialogar sobre os próprios problemas.
Os Círculos de Construção da Paz são estratégias metodológicas da Justiça Restaurativa. Neles, os envolvidos debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, dessa forma, amenizar as próprias diferenças, essa é uma prática conhecida mundialmente. Ao se fazer o Círculo, cria-se um espaço sem hierarquias, onde os participantes ficam em um ambiente colaborativo, restaurativo e educativo.
Para dar conta deste trabalho tão importante, entram em ação os facilitadores. Na prática, eles são os mediadores na Justiça Restaurativa. Por meio deles, ocorre a resolução do conflito e também o processo de condução dos encontros.