Comportamento

Farroupilha tem mais de 90% da população adulta vacinada contra a Covid-19

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A cidade de Farroupilha atingiu nesta quarta-feira (02) a marca de 93,9% da população adulta, ou 53.985 pessoas vacinadas com pelo uma das doses contra a Covid-19. Se levar em conta o esquema vacinal completo, ainda assim os números são satisfatórios, com um total de 88,6%, o que representa cerca de 50.958 pessoas.

Os números são da secretaria Estadual da Saúde, através do painel de atualizações disponível na internet. Os dados são referentes a um total de 73.061 habitantes, porém nem todos estão nas faixas etárias em que as vacinas são aplicadas.

Entre primeiras e segundas doses, doses de reforço, doses únicas e doses adicionais, foram aplicadas 139.726 vacinas em Farroupilha. Deste total, pouco mais de 18 mil foram em não residentes na cidade.

Conforme o secretário da Saúde, Clarimundo Gründmann, esses números são reflexos do trabalho realizado desde o começo da vacinação, em janeiro de 2021, abrindo diversos postos e criando mecanismos para facilitar o acesso da população para a vacina.

“Conforme havia demanda, fomos nos ajustando, criando novos postos e mais equipes, estes números são reflexos disso. Hoje continuamos com isso, estamos com a vacinação em todos os postos da cidade, e sempre que percebemos que há uma procura grande da população, abrimos novos horários, horários extras e atendimento estendido nas unidades”, disse.

Os números de Farroupilha também são melhores que os de outras cidades da região. Em Caxias do Sul foram vacinados até agora 74,5% da população adulta; em Bento Gonçalves, 76,3%; em Carlos Barbosa, 82,3%, e em Garibaldi um total de 78,2% já receberam ao menos uma dose da vacina.

As cidades que mais se aproximam de Farroupilha são Flores da Cunha, com 91,4% da população adulta vacinada e São Marcos, onde 91,3% da população já recebeu uma dose.

Já a nível estadual, um total de 8.282.651 de gaúchos adultos já receberam ao menos uma dose da vacina, o que presenta 96,6% dos habitantes.