Comportamento

Farroupilha será sede do 1º Fórum Estadual de Gestão Ambiental em 8 de agosto

Foto: Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha
Foto: Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha

Focado no fomento de políticas de preservação do meio ambiente, Farroupilha recebe, no dia 8 de agosto, entre 8h e 16h, no auditório do Sindilojas, o I Fórum Estadual de Gestão Ambiental. Esta é a primeira edição do evento no município que terá como tema ‘Saneamento Básico em Pauta, um Compromisso que Precisa ser Regional’.

O evento tem como principal objetivo integrar, estimular e articular as diversas iniciativas que visam a sustentabilidade e o fortalecimento do saneamento básico de qualidade na cidade e na Serra Gaúcha.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Tiago Ilha, o Fórum trará luz para um assunto de suma importância aos municípios da região, especialmente Farroupilha.

“É fundamental discutirmos, de forma regional o saneamento básico. É um tema que está diretamente ligado com a nossa qualidade de vida, com a perspectiva de futuro e com nosso bem estar. Hoje, diversas doenças, a qualidade do ar e da água que consumimos, passa por essa questão do tratamento do esgoto”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, Farroupilha não tem tratamento, o que faz com que todos os dejetos sejam dispensados em riachos e córregos que passam também por outros municípios, o que faz com que a importância do Fórum se estenda as demais cidades da Serra.

Com expectativa de receber Secretários, técnicos e entidades municipais e regionais, o fórum contará com diversas palestras e seminários. A primeira apresentação será: Saneamento Básico em Pauta, Um Compromisso que Precisa Ser Regional, com Rubens Filho, representante do Instituto Trata Brasil.

Confira a programação:

08:30 – Credenciamento e Coffee Break de boas vindas

09:00 – Abertura Oficial

09:30 – Palestra: Saneamento Básico em Pauta, Um Compromisso que Precisa Ser Regional – Rubens Filho – Instituto Trata Brasil.

Rubens Filho é jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) e mestrando em Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.

10:30 – Ciclos de debates Projeto 2040 Tema: PPPs, O que são? Como Funcionam? E o que precisa para uma boa regulação.

Mediador: Tiago Ilha – Secretario de Meio Ambiente de Farroupilha
Convidados: Bruno Vanuzzi e Alexandre Pasqualini

Bruno Vanuzzi é Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio grande do Sul, Especialista em Direito, Processo Civil e Constituição pela UFRGS e concluiu MBA em Concessões e PPPs da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics. É Secretário Extraordinário de Parcerias do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pelo programa RS parcerias. Em 2017 e 2018 esteve à frente da Secretaria municipal de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre. É Conselheiro da intergovernamental RedePPP. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul e foi integrante da Unidade de Concessões e PPP da Secretaria Estadual de Planejamento em 2015 e 2016.

Alexandre Pasqualini é Advogado, Professor de Direito Administrativo, Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público IBRAED, Coordenador-Geral da Revista Interesse Público e Sócio da Curvelo & Pasqualini Advogados Associados.

12:00 – Intervalo para almoço

13:30 – Apresentação do Case: Usina Pirólise. uma valoração econômica de resíduos sólidos – Luigi Florian

Luigi Florian é Consultor e especialista em Pirólise e Gaseificação.

14:30 – Apresentação do Case: Farmácia Solidária, como o descarte incorreto dos medicamentos impactam o meio ambiente – Deputada Estadual Francis Somensi

Francis Somensi é Deputada Estadual, autora do Projeto de Lei 158/2019 que institui o Programa Solidare, Farmácia Solidária – Conscientização, doação, reaproveitamento, distribuição para a população e destinação final dos medicamentos no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

15:30 – Lançamento da Semana Estadual e Interamericana da Água, Tema: Para Onde Vai o Seu Esgoto?

16:00 – Encerramento