Farroupilha registou a primeira morte causada pela vírus Influenza A (H1N1) em 2018. O fato foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município e a vítima é um de 58 anos, que acabou morrendo na terça-feira, dia 24.
Conforme a Secretaria, a vítima deu entrada no hospital São Beneficente Carlos no dia 27 de junho, com sintomas causados pela gripe A. Após a realização de exames, no dia 4 de julho, foi constatado que o paciente estava com Influenza A, vindo a falecer nesta semana.
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, a vigilância epidemiológica confirmou mais quatro casos gripe A no município, todos estão internados no hospital São Carlos.
A Secretária de Saúde, Rosane da Rosa, reforça a importância do público-alvo (Crianças e Gestantes) procurarem uma unidade de saúde mais próxima para receber a imunização.
Transmissão:
A principal forma de transmissão da gripe A é de pessoa para pessoa, isso pode ocorrer quando gotículas da tosse e espirro de alguém com gripe A são propelidas no ar e depositadas na boca ou nariz de pessoas que estejam por perto. O vírus também pode ser transmitido quando a pessoa toca gotículas respiratórias em outra pessoa ou objeto e então toca a própria boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos.
Orientações básicas:
– Lave as mãos
– Não permaneça em locais com aglomeração
– Use lenço descartável
– Utilize álcool gel
– Evite passar as mãos nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia
– Evite o contato com pessoas com sintomas de gripe
– Beba bastante líquido