Um levantamento realizado junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que em Farroupilha foi registrado, entre às 9h do último sábado (15), (com 61,8 milímetros) e às 9h desta segunda-feira (17), (com 99,2 milímetros) um acumulado de 161 milímetros de chuva na cidade.
Do dia 1º até hoje, a cidade já registra o total de 171,4 milímetros. Este número já ultrapassa todo o previsto para junho, quando são previstos 152 milímetros ao longo de todo o mês. Vale ressaltar que um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.
Com isso, houve registro de transtornos na cidade e no interior. No bairro América houve problemas na rede de tubulação, que não suportou o alto volume de águas. Também há registros na Vila Jansen e no Buratti.
Em Nova Sardenha, uma queda de barreira deixa um trecho da estrada em meia pista. Outro ponto com problemas em estradas do interior é em Linha Machadinho. A vasão de água no Parque Salto Ventoso esteve acima do normal nas últimas horas.
Equipes estão realizando os primeiros trabalhos de manutenção e recuperação. Os serviços devem prosseguir conforme as condições do tempo forem permitindo, uma vez que a instabilidade e as chuvas devem seguir pela região até, pelo menos, a próxima quinta-feira (20), conforme as previsões.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com as forças de segurança, através dos telefones 190 da Brigada Militar (BM), 193 do Corpo de Bombeiros ou no (54) 9 9999-5955 da Defesa Civil. A Ouvidoria Municipal também está à disposição através do telefone (54) 9 8404-5537.