Empreendedorismo

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

Iniciativa acontece no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

Educação Empreendedora
Foto: Nelson Dagnese/Divulgação

Uma semana inteira dedicada à formação em Educação Empreendedora mobilizou mais de 500 professores da rede municipal de ensino de Farroupilha, entre os dias 8 e 12 de agosto. As capacitações aconteceram no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e foram desenvolvidas no campus da UCS Farroupilha.

Foram realizadas 18 oficinas, nos períodos da manhã e tarde, com o objetivo de capacitar os participantes em diversas competências empreendedoras para que depois eles possam, junto com seus estudantes, replicar as metodologias em sala de aula.

A psicóloga e consultora, Ivi Helena Minuzzi, explica que as atividades foram preparadas com muito estudo e cuidado, em parceria com a coordenação pedagógica da secretaria de Educação.

“A ideia foi trazer para cada professor o conhecimento que melhor se adaptasse a seu momento na turma. Tudo foi pensado para que o educador possa, no decorrer do segundo semestre, aplicar essas ferramentas no seu fazer pedagógico”, destaca Ivi.

Ela esclarece que o projeto entra agora na fase da consultoria, que envolve o apoio, o suporte e os momentos de troca de boas práticas junto aos professores.

O eixo Educação Empreendedora em Farroupilha começou no final do ano passado, com a sensibilização de diretores e vice-diretores de escola. No primeiro semestre deste ano, este mesmo público participou de uma formação sobre o ecossistema de educação empreendedora.

As capacitações terão continuidade em 2023, abrangendo todo o universo de servidores do ensino municipal, educadores, orientados, professores, diretores e vice-diretores.

A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marli Bortolini da Silva, destaca a importância da iniciativa.

“Estamos saindo de um período de pandemia, no qual crianças e professores estão voltando de realidades diferentes, então essa formação se torna ainda mais relevante. Não tenho dúvida de que terá um impacto muito positivo, contribuindo para qualificar ainda mais o ensino em nossas escolas”, conta.