Farroupilha

Farroupilha passa a contar com sistemas de gerenciamento de multas de trânsito

Farroupilha passa a contar com sistemas de gerenciamento de multas de trânsito

Farroupilha passará a contar com soluções integradas para o gerenciamento das multas de trânsito, através dos aplicativos Radar e o SNE. O município é o primeiro no Estado a ter os sistemas desenvolvidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. O contrato com a empresa foi assinado nesta quinta-feira, dia 21, e a previsão é que dentro de 30 dias esteja em funcionamento.

Prefeito Claiton Gonçalves enfatizou que a adesão é apenas um dos pilares de um processo de inovação e evolução digital do município (Foto: Emilio Nunes)

O Radar realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico ou manual pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas. Além da economia financeira no processamento de dados e nas impressões e postagens das infrações, o Radar permite uma considerável redução da quantidade de recursos.

Conforme o Serpro, se antes os funcionários dos órgãos autuadores eram obrigados a utilizar três sistemas diferentes, imprimir uma lista de conferência e checar as auditorias realizadas, com o sistema, tudo é feito em apenas uma tela, aumentando a produtividade, já que, com o Radar, as checagens passaram de cerca 40 para mais de 120 imagens por hora.

Já o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) facilita a comunicação de infrações pelos órgãos autuadores e permite que condutores de veículos cadastrados na ferramenta tenham desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito. Ao se cadastrar no SNE , o usuário poderá inserir os seus veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos Autuadores que aderiram à solução. O usuário poderá inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo.

O proprietário do veículo informado passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica. O aplicativo está disponível para download para smartphones das plataformas Android e iOS.