Comportamento

Farroupilha não registra óbitos pela Covid-19 há mais de 50 dias

farroupilha
Foto: Prefeitura de Farroupilha

Nesta segunda-feira (09), a cidade de Farroupilha completa a marca de 52 dias sem registrar nenhum óbito causado pela Coid-19. A última morte registrada exclusivamente pela doença na cidade ocorreu no dia 18 de março. Conforme o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde, na quinta-feira (05), a cidade tinha 109 casos ativos e um total de 197 óbitos desde o começo da pandemia.

O Hospital São Carlos registra duas internações pela doença. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em pesquisa ao sistema do Governo do Estado sobre a regulação de leitos, não contavam ocupações nem de casos suspeitos e nem de casos confirmados. Ao todo, 16 dos 20 leitos da cidade estavam ocupados, mas por outras complicações.

Conforme o titular da pasta da Saúde, Clarimundo Grundmann, mesmo que a pandemia não tenha ainda terminado, essa marca deve ser vista com bons olhos.

“Hoje, olhando os dados hospitalares, não temos nenhuma pessoa internada com Covid na UTI, Temos dois casos no São Carlos, mas sem gravidade. Isso nos alegra, por que com certeza é um reflexo do trabalho com a vacinação”, disse.

De acordo com o estado, já foram aplicadas na cidade 148.177 doses de vacinas, entre primeiras, segunda e terceiras doses; doses únicas e doses de reforço. O que representa que 83,4% da população vacinavél já recebeu ao menos a primeira dose, e 45,5% estão com o atual esquema vacinal completo.

“É um reflexo do trabalho realizando com o drive trhu, nas UBS´s, onde estendemos a vacinação para todas as unidades da cidade, no próprio hospital e nas comunidades. Trabalhamos nas empresas, associações e locais onde agregavam mais pessoas. Tudo isso fez com que agilizassemos esse atendimento e tivessemos mais pessoas vacinadas. Esse sempre foi um trabalho conjunto”, comentou.

Na última semana, a cidade começou a vacinação da quarta dose para idosos com 70 anos. As aplicações podem ser feitas em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, com exceção da unidade de saúde da comunidade de Vila Esperança, que atende nas quintas-feiras, e de Burati, aberto nas sextas-feiras. O intervalo de vacinação entre a terceira e a quarta dose é de quatro meses