Farroupilha receberá um projeto que deve abranger toda a rede municipal de ensino, intitulado “Amar ao Próximo na Escola”. A iniciativa visa levar orientação e técnicas de Primeiros Socorros e prevenção de incêndios com muita prática onde há o envolvimento direto dos educadores e também dos alunos.
Hoje o projeto está sendo praticado em toda rede municipal de Caxias do Sul desde março bem como também na estadual a partir de agosto, onde abrange os 14 municípios sob a cobertura da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE).
Serão realizadas apresentações para a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação de Farroupilha e também para as equipes diretivas das 22 escolas Municipais. Na cidade um projeto piloto já foi realizado na escola Zelinda Rodolfo Pessin, que fica no bairro Centenário.
Presidente do Instituto Amar ao Próximo, Ricardo Mattos falou com o Portal Leouve sobre esta iniciativa:
“A nossa perspectiva deste projeto é muito grande. O intuito é levar o conhecimento de todas as técnicas que podem salvar vidas e como a gente diz que o importante do nosso projeto é sim levar o conhecimento de todos, como salvar vidas. Teve uma aceitação incrível na rede municipal como um todo de Caxias do Sul, rede do Estado também estamos presentes e nas instituições beneficientes que a gente também realiza capacitação para os profissionais. Temos o desejo que atinja o maior número de escolas possível”, ressaltou ele.
Esta é uma iniciativa do Instituto Amar ao Próximo em parceria com a Força Auxiliar dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol, sem fins lucrativos, onde o principal objetivo é levar o conhecimento de todos para que aprendam procedimentos que salvam vidas.
O projeto passou por uma apresentação no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha na última quarta-feira (4).