
Farroupilha fechou 96 postos de trabalho no mês de agosto. Os dados são do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e representam um decréscimo de 0,40% sobre o total de vínculos.
Conforme o Observatório, os setores mais afetados foram o do Comércio, com 38 desligamentos, seguido pelos Serviços, com 27 vínculos encerrados. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 3 novas vagas. O saldo acumulado no ano é de 89 postos de trabalho abertos, um acréscimo de 0,37%.
Nos últimos 12 meses foram fechados 252 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,03%. Nesse mesmo período, o setor de Serviços foi o que mais fechou postos de trabalho, com 148 desligamentos, seguido pela Indústria de Transformação, com 121 vínculos encerrados. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Construção Civil, com 85 e 47 novos vínculos, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo nos últimos 12 meses foi o da Agropecuária, com um acréscimo de 11,27%.
Em contrapartida, apenas no primeiro semestre de 2018, foram abertas 620 empresas, um acréscimo de 42% em relação ao mesmo período de 2017. Dessas, mais de 50% são Micro Empreendedores Individuais (MEIs).
Segundo o levantamento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, as novas empresas, juntas, geraram mais de 800 novos postos apenas no primeiro semestre, garantindo ocupação para uma boa parcela da comunidade.