Emprego e Carreira

Farroupilha fecha 96 postos de trabalho no mês de agosto

Farroupilha fecha 96 postos de trabalho no mês de agosto


Farroupilha fechou 96 postos de trabalho no mês de agosto. Os dados são do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e representam um decréscimo de 0,40% sobre o total de vínculos.

Conforme o Observatório, os setores mais afetados foram o do Comércio, com 38 desligamentos, seguido pelos Serviços, com 27 vínculos encerrados. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 3 novas vagas. O saldo acumulado no ano é de 89 postos de trabalho abertos, um acréscimo de 0,37%.

Nos últimos 12 meses foram fechados 252 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,03%. Nesse mesmo período, o setor de Serviços foi o que mais fechou postos de trabalho, com 148 desligamentos, seguido pela Indústria de Transformação, com 121 vínculos encerrados. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Construção Civil, com 85 e 47 novos vínculos, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo nos últimos 12 meses foi o da Agropecuária, com um acréscimo de 11,27%.

Em contrapartida, apenas no primeiro semestre de 2018, foram abertas 620 empresas, um acréscimo de 42% em relação ao mesmo período de 2017. Dessas, mais de 50% são Micro Empreendedores Individuais (MEIs).

Segundo o levantamento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, as novas empresas, juntas, geraram mais de 800 novos postos apenas no primeiro semestre, garantindo ocupação para uma boa parcela da comunidade.