Nesta segunda-feira (28), Farroupilha recebeu duas Propostas de Manifestação de Interesse (PMI), para tratar o assunto sobre água e esgoto do município. Em reunião com o prefeito da cidade, as empresas ofereceram prazos de 10 e 13 anos que prometem melhorias no saneamento e abastecimento.
As propostas são do Grupo Maciel e do consórcio Yanso/Aviva. Elas apresentaram seus projetos por conta de um edital de PMI, de junho, em que a prefeitura convocou companhias para desenvolver e apresentar estudos de viabilidade. Depois da apresentação na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (28), uma comissão técnica está avaliando as ideias. Estas serão expostas à população em uma audiência publica.
Atualmente os serviços de saneamento e abastecimento estão sob responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A estatal tem sido alvo de criticas da população pelo descumprimento do contrato que vigora até 2033.
O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, lamenta os problemas atuais e afirma que a situação é de extrema importância por se tratar da saúde dos munícipes.
“Respeitamos essa relação contratual estabelecida, mas estamos preocupados com questões que vão além do contrato. O assunto água é prioridade deste governo e em oito a 10 meses nós vamos definir se a Corsan vai continuar ou vai mudar de lado. Não temos nenhum metro cúbico de esgoto tratado. É preciso olhar para a expansão da rede, para o cercamento das áreas de reserva e o tratamento do esgoto ” afirma.
Por Günther Daou Schöler.