Comportamento

Farroupilha atinge a marca de 25 mil doses aplicadas contra a Covid-19

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Farroupilha atingiu nesta terça-feira (01) a marca de 25 mil doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas. O número é referente a soma de primeiras e segundas doses feitas desde o começo da campanha de imunização iniciada no dia 19 de janeiro, quando profissionais do Hospital São Carlos receberam as primeiras doses que chegaram na cidade.

Desde então, seguiu-se o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, aplicando as doses em idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, forças de segurança, professores e motoristas do transporte coletivo.

Na última etapa, estão recebendo as primeiras doses motoristas e monitores de transporte escolar e universitário nascidos entre 1961 e 1971, gestantes e puérperas. Novos grupos devem ser divulgados nos próximos dias.

Um dos vacinados é o motorista Dilvo Dal Bem, de 57 anos, morador do bairro São Luiz, que recebeu a primeira dose na Unidade Básica de Saúde do bairro Belvedere, nesta terça-feira. Ele, que já teve a Covid-19, há cerca de três meses, comemorou a vacina e disse que a imunização é importante para todos. Ele também comentou sobre a rapidez no processo, com poucas filas e a agilidade das agentes de saúde do posto.

O prefeito Fabiano Feltrin comemorou o número de vacinados. Ele entende que somente com a imunização a cidade sairá tanto da crise de saúde sanitária e da crise econômica. Ele ressaltou a importância de uma campanha para que a população entenda a importância de se vacinar e destacou que a cidade continuará a seguir todos as indicações do Plano Nacional de Imunização.

“Nós continuaremos com essa gestão, com esse planejamento estratégico para acolher cada uma das pessoas dos grupos que estão sendo imunizados, sempre com com acolhimento da nossa equipe ao qual agradecemos. Secretaria da Saúde, o Pró-Saúde, a todo nosso grupo de fiscalização, pessoal do trânsito, todos ajudando nessa demanda extremamente importante. E vamos avançando, com fé, com bons propósitos e sempre se utilizando todos os protocolos da saúde”, disse.

A vacinação contra a Covid-19 está sendo ofertada de forma permanente em todos os postos de saúde do município, exclusivamente para pessoas que se enquadram no grupo prioritário dos idosos ou das comorbidades.

Assim, podem ser vacinadas pessoas que completaram 60 anos ou que obtiveram comprovação de uma comorbidade após a fase específica para estes grupos, por exemplo. Os postos de saúde de Farroupilha atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta.