Quando o juiz apitou o final do jogo disputado na tarde deste sábado, dia 17, entre o Farrapos, de Bento Gonçalves, e o San Diego, de Porto Alegre, no estádio da Montanha, em Bento, que terminou com a vitória do clube da casa por 39 a 20, a torcida já cantava o coro que acompanha toda conquista de titulo: “é campeão”.
Mas era mais que isso. A vitória que manteve a invencibilidade no campeonato gaúcho de rugby, que já dura desde 2009, marcou a conquista do oitavo título gaúcho consecutivo da equipe. Octacampeão, um feito inédito.
Mas o que a torcida não sabia era que mais um título estava sendo comemorado naquele instante: o de campeão da Liga Sul, uma conquista inédita para o Farrapos.
“Hoje é um dia muito especial para o clube. Existia a possibilidade de conquistar o que nunca tínhamos conquistado, que era a Liga Sul e também o oitavo título gaúcho. Trabalhamos muito duro para isso, colocamos todo o nosso esforço, tanto dentro quanto fora de campo. Ficamos extremamente felizes e queremos dedicar esse título a toda a cidade e para todas as pessoas que vem nos apoiar”, comemora Javier Cardozo, jogador e técnico da equipe.
O jogo que marcou a conquista foi bastante disputado, e o San Diego vendeu caro a derrota. O time da capital saiu vencendo por 7 a 0, e, apesar de tomar a virada ainda no primeiro tempo, manteve o placar em equilíbrio até o final, com um 13 a 10 para o Farrapos.
Mas na volta do intervalo a superioridade do Farrapos ficou evidente, e a equipe abriu vantagem até dar números finais com 19 pontos de vantagem.
Mas, se o octacampeonato gaúcho era muito importante, mais ainda foi a conquista inédita da Liga Sul, primeiro título do clube além das fronteiras do estado, conquistado porque, com a vitória do Curitiba sobre o Desterro, de Santa Catarina, deixou os dois clubes fora do alcance da equipe serrana.
O título inédito deixa Cardozo mais confiante para a campanha no Super 8, que inicia em duas semanas. No ano passado, o Farrapos conquistou o quarto lugar na competição, sua melhor colocação. Mas agora, o sonho é pelo menos chegar à final.
“No ano passado, conseguimos a quarta colocação. Este ano, nosso objetivo é no mínimo jogar a final. Vamos em busca, e sabemos que temos time para isso. Só temos que trabalhar muito duro”, finalizou, para logo resumir o segredo da trajetória vitoriosa da equipe: “Temos muita vontade de melhorar dia a dia”.
A julgar pelos resultados, a vontade tem se realizado.