A Farmácia de Todos, órgão ligado à Associação Farroupilhense Pró-Saúde, e vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Farroupilha, realizou, até o dia 31 de maio deste ano, mais de 58 mil atendimentos aos farroupilhense. Neste período, em que também coordenou a gestão do Programa Solidare, a Farmácia Solidária distribuiu 184.326 mil unidades, beneficiando mais de 3,5 mil pessoas na cidade.
A mudança de endereço, passando a atender próximo ao Centro Administrativo, e a Secretaria de Saúde, auxiliaram em uma proximidade com a população, facilitando assim o acesso aos medicamentos.
Atualmente, além da Farmácia Solidaria, que trabalha com medicamentos doados pela população, a Farmácia de Todos concentra três esferas de atendimento: a Estratégica, em âmbito Federal; a Especializada, que repassa medicamentos oriundos do Governo Estadual através de processos administrativos; e a Farmácia Básica, que distribui os medicamentos que compõem a lista municipal.
As farmacêuticas Crista Lohmann e Sharline Ducati explicaram que a Farmácia Solidaria recebe doação de qualquer medicamento vindo da população, porém, devido a algumas legislações de saúde, nem todos podem ser reaproveitados. É o caso de pomadas, colírios e xaropes que já tenham sido abertos ou de medicamentos que precisam de refrigeração.
Para os demais, Sharline diz que todo medicamento recebido passa por um minucioso trabalho de triagem:
“Todo medicamento que chega até a farmácia passa por um rigoroso processo de seleção, onde é verificado se o produto está de fato íntegro e em condições de uso, e se apresenta descrição, lote e validade visível. Somente após essa inspeção ele segue para a doação para a nossa população, que é feita através de um sistema informatizado que controla todas as entradas e saídas. No momento da entrega, existe um termo de esclarecimento que é assinado por quem recebe, que informa que o produto é proveniente de doações. Assim podemos ter o controle exato de todo o nosso fluxo”, disse.
Já Crista explicou quem tem direito a receber os medicamentos e os procedimentos para a retirada:
“Qualquer pessoa que tenha o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) registrado em Farroupilha pode fazer o pedido e a retirada dos medicamentos disponíveis. Para isto, é necessário apresentar receita médica válida, mesmo sendo essa de outra cidade, que nós iremos ver a disponibilidade e fazer a doação”, comentou.
Quem desejar realizar a doação de medicamentos, pode entregar diretamente na Farmácia de Todos, localizada na Rua Thomas Edson, ao lado do Centro Administrativo, em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas caixas que são estão distribuídas e devidamente identificadas em alguns parceiros do programa.