Custo de Vida

Famurs solicita mobilização do Estado para ações de auxílio durante a pandemia

Foto: Divulgação Coletiva.net
Foto: Divulgação Coletiva.net

A Federação das Associações de Munícipios do RS (FAMURS) e os presidentes desta estiveram reunidos com o governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (5/3), para tratar sobre o Distanciamento Controlado e novas medidas para combater os avanços da pandemia de covid-19. Na oportunidade, o presidente da Federação, Maneco Hassen, sugeriu algumas medidas para mitigar a crise econômica e sanitária no estado. Entre os pedidos, a busca por garantir a compra direta da vacina, implementar uma linha de crédito para pequenas e médias empresas e a manutenção dos auxílios emergenciais.

Em sua manifestação, o presidente da Famurs declarou que este é o momento de o Estado cobrar do governo federal uma quantia suficiente de doses para imunizar a população gaúcha. Além disso, Maneco pediu apoio do governador Eduardo Leite para garantir que estados e municípios tenham a possibilidade de fazer a aquisição direta dos imunizantes sem o intermédio do governo federal. “Mais do que nunca precisamos apertar o acelerador, pois se não vamos ficar sem vacina e ela é o caminho para que este tipo de coisa não aconteça mais, para que em junho o estado não precise fechar novamente”, justificou Maneco.

Na oportunidade, o presidente também solicitou ao Executivo que seja retomado o debate sobre as linhas de crédito subsidiadas e oferecidas por bancos públicos do estado para os setores mais atingidos com a crise, como o de eventos, o cultural e de empreendedores individuais. Outro pedido da Famurs foi a ajuda na mobilização para a manutenção dos auxílios emergenciais. Segundo Maneco, é preciso ampliar o diálogo na bancada federal para garantir o pagamento do benefício e deixar a população minimamente estável.