Na última sexta-feira (22), durante a madrugada, por volta de 03h, familiares de pessoas que tem entes queridos enterrados no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul foram informados pelos zeladores que atos de vandalismo haviam ocorrido, em alguns túmulos. O cemitério fica localizado na Rua Júlio Augusto Ruzarin, 361, no bairro Marechal Floriano.
De acordo com uma mulher, os criminosos quebraram o vidro da capela e o mármore onde seu filho está enterrado. No boletim de ocorrência, registrado junto a Polícia Civil, ela destaca que não foi a primeira vez que esse crime ocorreu na capela. Ainda, segundo a denunciante, os zeladores comentaram com ela que pelo menos 80 túmulos haviam sofrido o mesmo ataque naquela semana, inclusive alguns tinham sido ateado fogo.
A mulher destacou ainda, que entrou em contato com a prefeitura de Caxias, mas até aquele momento não havia recebido uma resposta. A nossa reportagem conversou a assessoria do Centro Administrativo e o setor de Comunicação encaminhou a seguinte nota:
“A Prefeitura de Caxias do Sul está avançando no processo de cercamento eletrônico da cidade para monitoramento dos espaços com maior vigilância. Dentre eles, o cemitério municipal. Até a instalação do sistema, a Guarda Municipal atende as chamadas encaminhadas. Como forma de reforçar a fiscalização, também será adotado o sistema de ronda mais frequente, à noite, nas regiões dos cemitérios para inibir o vandalismo nestes locais. A Guarda Municipal também está sempre em prontidão para atendimento aos casos de depredação de patrimônio, conforme demandas acionadas pelo 153.
O incêndio que ocorreu no cemitério público atingiu uma área de estocagem de urnas funerárias vazias, retiradas dos túmulos, e que seriam encaminhadas para descarte por empresa especializada… Nenhum túmulo foi atingido por fogo.”
A família atingida pelo crime encaminhou algumas imagens: