Os familiares de duas pacientes internadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul mostram algumas situações em que duas mulheres se encontram. Uma delas, uma mulher de 56 anos, está com pedra na vesícula e acabou inflamando, um caso bastante delicado. Já uma idosa, de 71 anos, precisa realizar tomografia, a qual teve convulsões recentemente.
A idosa, de 71 anos, teve convulsões recentemente devido a dois AVCs (Acidente vascular cerebral), ocorrido em fevereiro deste ano. Na ocasião, após avaliação na mesma casa de saúde, a idosa foi diagnosticada com labirintite. Agora, no mês de abril, ela foi internada no último dia 21, e precisa realizar uma tomografia, na qual desde a data de sua internação, não foi realizada. Acompanhantes da mulher ainda relatam que em casa, a idosa vai para a poltrona e faz fisioterapias, agora, em uma semana, ela não sai da cama.
Já o caso da senhora de 56 anos também é bastante delicado. Há 16 dias internada com pedra na vesícula, que está inflamada, não tem previsão de quando poderá fazer a cirurgia de remoção.
Ainda, os acompanhantes dos pacientes destacam haver lençóis sujos ou até mesmo com remendos para uso. Também, os responsáveis para ajuda dos doentes são os próprios acompanhantes, (conforme vídeo abaixo).
Procurada pela equipe de reportagem do Portal Leouve, a Secretaria da Saúde, através da assessoria de imprensa, destacou por meio de nota que “ambas pacientes estão sendo atendidas enquanto aguardam a liberação de leitos específicos para o caso clínico de cada uma”. Sobre os problemas com o estado de lençóis ou demanda de limpeza, a orientação é “que os usuários encaminhem o relato para [email protected] para ser verificado o que ocorreu” com os materiais.