
Neste dia 06 de outubro se completou quatro meses da morte de Matheus da Silva dos Santos, 21 anos. O jovem foi morto com um tiro na cabeça, disparado pela Guarda Municipal durante uma perseguição de trânsito.
A família fará um protesto neste sábado (9), a partir das 14h30 na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul. Segundo a irmã de Matheus, Milena Brito, a família não tem nada de informação e nunca foram chamados na delegacia. Inclusive na data que ele morreu a família soube por terceiros sobre o tiro e foi enviada diretamente para o DML.
Por isso, segundo ela, o intuito da manifestação é pedir justiça, pois o inquérito ainda não foi finalizado.
“Foi um desrespeito total com a nossa família, faz 4 meses que meu irmão foi morto e o inquérito ainda não foi concluído, eu sei que por lei tem um prazo e esse prazo não foi obedecido. A gente quer justiça, que a justiça seja feita e os culpados cobrados, porque a gente escuta boatos que os guardas municipais serão isentados de qualquer culpa, que meu irmão deu a causa da morte dele”.
Milena Brito contou ainda que a família não teve acesso ao corpo, nem para fazer o reconhecimento, apenas viram Matheus já no caixão, com dois curativos na cabeça.
A irmã descreveu ainda a indignação de ter ouvido do secretário de Segurança Pública, Paulo da Rosa que os guardas estão ainda trabalhando. “Pelo que a gente sabe eles ainda estão trabalhando, o secretário de segurança que falou que eles estão no administrativo, trabalhando e recebendo salário. Já a minha mãe foi afastada do serviço pela psiquiatra, está há meses sem receber”.
A família já tem dois advogados criminalistas, mas é necessário aguardar a conclusão do inquérito para que possam iniciar os trabalhos.
Em caso de chuva no sábado, o protesto será adiado.