Caxias do Sul

Família visita Bombeiros que salvaram criança com três dias de vida em Caxias

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

O casal, Julio Sartori Ribeiro e Cibéli Vergani Ribeiro visitou a equipe do Corpo de Bombeiros da unidade do bairro Cruzeiro, na última sexta-feira (30) para agradecer pelo atendimento prestado ao recém nascido Lucca.

No dia 24 de outubro, sábado a noite, a família percebeu que o bebê estava ficando sem ar, imóvel e com o rosto arrochado. Lucca naquela data tinha três dias de vida e estava com as vias aéreas obstruídas por possível secreção. O casal então buscou ajuda na unidade dos Bombeiros do bairro.

Naquele turno, estavam em serviço os soldados Triches e Valmir e Sargento Daniel. Os três iniciaram a manobra de desobstrução. Porém, a criança não respondeu aos primeiros estímulos, entrando em parada cardíaca, segundo Triches “Constatamos que ele estava com pulso muito fraco, abaixo dos 100 batimentos, o que pro bebê recém nascido já é risco de parada cardíaca”. Após os bombeiros realizaram o protocolo de massagem cardíaca com ventilação, “No final do 5º ciclo, o bebê começou a responder os estímulos onde o pulso voltou pra entorno de 120 bpm, ele ainda estava com dificuldade respiratória, e continuamos com ventilações de resgate”, conta Triches, salientando que o Samu já estava a caminho neste momento.

Lucca foi encaminhado então pelo Samu para atendimento médico, mas já estava estável. Triches conta ainda que foi um momento de muita emoção, pois será pai em breve. “Porque é uma situação que acaba comovendo a todos que participaram, a gente percebe como a vida é um sopro, e mesmo o nenê com 3 dias de vida, quando colocamos o dedo na mãozinha dele, ele agarrava forte mesmo perdendo os sinais vitais, parecia estar lutando pra aguentar e permanecer conosco.”

A equipe que salvou o nenê foi agraciada com três imagens de Nossa Senhora Aparecida, dada pelo casal, além de uma lembrancinha do nascimento de Lucca. Porém agora com uma nova data escrita, simbolizando o dia 24/10/2020 como o segundo nascimento dele. O Sgto Daniel, responsável pela equipe conta que “A guarnição por sua vez entregou uma pequena lembrança para o pequeno Lucca usar e lembrar que sempre terá amigos no Corpo de Bombeiros.”

Fotos: Corpo de Bombeiros / Divulgação