Comportamento

Faltam lixeiras à disposição da comunidade no Bairro Municipal, em Bento

Moradores precisam construir as estruturas por conta própria

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Moradores da Rua Lageadense, do Bairro Municipal em Bento Gonçalves, relataram aos veículos de comunicação do GrupoRSCOM, que não há lixeiras a disposição da comunidade, para que seja feita a separação correta de resíduos.

Jovino Amaral, que mora há 9 anos no bairro e trabalha como Operador de Máquinas, conta inclusive que teve de construir uma lixeira por iniciativa própria:

“Tive que construir uma em frente de casa, pois não tem lixeiras, moramos aqui há 9 anos e sempre este problema. O bairro está abandonado pela prefeitura, em especial a nossa rua. Outros moradores fazem o mesmo”, reclamou.

(Morador cansou de esperar pelo poder público e construiu uma lixeira em frente a sua casa. Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM)

Os moradores afirmam que o caminhão de recolhimento de lixo passa diariamente no local, mas os garis precisam adentrar os terrenos e recolher o lixo deixado em frente as casas, pois de fato não há estruturas para que eles possam deixar os resíduos até a hora do recolhimento, que se tratando de lixo orgânico, é realizada a partir das 17h pela empresa terceirizada RN Freitas.

“Dentro de casa não temos espaço para deixar e na rua não há lixeiras, então deixamos em um local que esteja a vista dos garis para o recolhimento, não há outra alternativa”, comentou um morador, que preferiu não se identificar.

A prefeitura instalou mais de 70 contêineres para a separação de lixo orgânico e reciclável nas mais variadas ruas da cidade, mas na Rua Lageadense não há contêineres e nem sequer lixeiras comuns a disposição da comunidade.

“Em muitos locais não são colocadas lixeiras coletivas, pois viram ponto de acúmulo de lixo. Mas, iremos verificar a necessidade dos moradores. Aproveito o espaço para pedir auxílio de todos na destinação correta do lixo, que observem os horários de coleta em todos bairros. Nossa equipe está a disposição da comunidade para auxiliar”, afirmou o Secretário do Meio  Ambiente de Bento Gonçalves, Claudiomiro Dias.