A mais de dois meses, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul, vem registrando queixas contra a falta de insulina dos tipos Lispro e Glargina nos postos de saúde. A Secretaria de Saúde de Caxias informou, por meio da assessoria de imprensa, que o estoque da insulina Lispro está normal, mas que a Glargina está em falta desde o dia 26 de abril. O município também explicou que o fornecimento dos medicamentos é responsabilidade do Governo do Estado.
Entretanto, o problema não se restringe apenas a Caxias do Sul. Moradores de Bento Gonçalves relataram que também estão tendo problemas no recebimento do medicamento a mais de 15 dias. Informação a qual foi confirmada pela prefeitura da cidade, que também relembrou que o envio do medicamento é responsabilidade do Estado do Rio Grande do Sul.
Na cidade de Flores da Cunha, os pacientes receberam apenas 50% da medicação no mês de abril e ainda não receberam nenhuma dose no mês de maio.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou que o medicamento já foi solicitado ao fornecedor, ainda no mês de fevereiro, mas que uma remessa teria sido entregue em março e a outra estaria prevista para ser entregue ao Estado ainda esta semana, sendo assim, até o final da semana, todos os postos de saúde do SUS no Estado devem estar abastecidos do medicamento.
Porém, esses são apenas prazos vagos e ainda não temos uma data concreta para a normalização do processo.