Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Olga Ramos Brentano, que fica no bairro 1º de Maio, Farroupilha, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (26), cobrando uma atitude das autoridades refente a falta de professores na rede estadual de ensino. Eles partiram em caminhada, por volta das 10h, pelas ruas do bairro e se encontraram com os alunos da Escola Estadual José Fanton, no bairro Santo Antônio.
Com cartazes pedindo professores, menos corrupção e mais investimentos na educação, os alunos gritavam palavras de ordem contra a situação. O aluno do terceiro ano, Carlos Neis Pereira, relatou as dificuldades que os alunos estão passando, já prevendo prejuízos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 e o vestibular.
“O ano está muito complicado, as aulas começaram a mais de um mês e não temos aula de matemática, geografia, filosofia e educação física. Esse ano tem vestibular, como ficamos? A direção da escola está nos ajudando, mas estamos dependendo dos órgãos competentes que não estão fazendo nada”, relatou.
A manifestação foi organizada pelos próprios alunos que estão preocupados e teve o companhamento da Brigada Militar.
Ao todo, 29 professores estão faltando em 10 escolas de Farroupilha. Algumas tem feito o remanejamento de profissionais que atuam em outros setores da escola, como secretarias e Serviço de Orientação Educacional (SOE), para tentar amenizar o problema.