Na tarde da última sexta-feira, dia 20 de janeiro, a administração municipal de Nova Pádua esteve em reunião devido aos baixos níveis de água dos poços artesianos do município. Nos próximos dias, a diretoria da Sociedade de Abastecimento de Água estará divulgando um cronograma de racionamento de água.
Caso essas ações não sejam suficientes para amenizar a situação, no decorrer da próxima semana, a administração municipal emitirá um Decreto de Emergência com restrições que deverão ser seguidas pela população. Em caso de descumprimento, mediante fiscalização do órgão competente, os munícipes serão notificados.
“A vazão dos poços diminuíram, como já faz uns 3 ou 4 anos que está fazendo seca, cada vez mais diminui o reservatório dos poços. Então está vindo cada vez menos água do que vinha no ano passado, por exemplo. Além disso o consumo em vez de diminuir só aumenta e isso é um problema”, diz o secretário de Abastecimento de Água de Nova Pádua Roberto Boldrin.
Ele frisa também que os moradores devem evitar algumas atividades como, lavar calçadas, carros, molhar a grama, desligar a torneira enquanto escova dos dentes, consertar vazamentos de torneiras e mangueiras, não lavar a louça com a torneira aberta, ligar a máquina de lavar roupa ou tanque com a capacidade total, molhar as plantas com regador, entre outros cuidados.