São Marcos - Pelo segundo fim de semana consecutivo, moradores de São Marcos enfrentam problemas no abastecimento de água. A Corsan informou que realizou, na sexta-feira (10), uma manutenção corretiva no sistema de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), o que causou instabilidade e interrupções em pelo menos sete bairros: Francisco Doncato, Santo Antônio, Colina Sorriso, Henrique Pante, São José, Jardim dos Plátanos e parte do Centro.
Apesar da previsão de normalização do serviço ainda ontem, o impacto foi e é sentido em diversos pontos da cidade. No bairro Polo, comerciantes relatam prejuízos diretos. “Não temos mais água nem para lavar a louça”, relatou uma moradora que também é proprietária de um restaurante. O estabelecimento deve encontrar dificuldades para abrir neste fim de semana por falta de condições mínimas para atendimento ao público.
Uma outra moradora denunciou ainda que essa situação vem se repetindo.
“Na semana passada já ficamos de quinta até domingo praticamente sem água. Agora, de novo, bem no fim de semana que a cidade vai receber muita gente”, desabafou.
A nova falha no fornecimento ocorre justamente durante o início da 6ª edição da Fenamarco e da tradicional Festa dos Motoristas, eventos que movimentam o comércio e atraem milhares de visitantes à cidade. Para comerciantes e moradores, a instabilidade compromete tanto a rotina quanto a imagem do município em um momento de grande visibilidade.
As informações sobre a manutenção e os bairros afetados foram divulgadas pela Corsan e publicadas pelo portal São Marcos Online e confirmadas pelo Leouve. O superintendente regional da companhia, Lutero Cassol, reconheceu os transtornos e afirmou que equipes técnicas estão intensificando ações de manutenção corretiva e preventiva. Ele destacou que o objetivo é estabilizar o fornecimento de forma definitiva.
Prefeito Notifica a Corsan
Na última quarta-feira (8), o prefeito Volmir Rech se reuniu com Lutero Cassol e notificou oficialmente a Corsan pelas falhas recorrentes. Um prazo improrrogável de 10 dias foi estabelecido para apresentação de respostas e soluções concretas. Também está sendo agendada uma reunião com a presidente da Corsan/Aegea, Samanta Popow Takiimi, em Porto Alegre.
A Corsan orienta que consumidores utilizem seus canais oficiais para registrar ocorrências e obter informações:
- Aplicativo Corsan
- Agência Virtual
- WhatsApp: (51) 99704-6644
- Telefone gratuito: 0800 646 6444.