Caxias do Sul

Faixa compartilhada na Estrada do Imigrante é a novidade do trânsito em Caxias

Faixa compartilhada na Estrada do Imigrante é a novidade do trânsito em Caxias

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) concluiu nesta quarta-feira (28) a sinalização da primeira faixa compartilhada entre veículos e bicicletas em Caxias do Sul. Planejada há seis meses, a ação está sendo feita na Estrada do Imigrante, na Terceira Légua, ponto turístico e um dos destinos mais frequentados por ciclistas na cidade, principalmente aos finais de semana. O projeto elaborado pela pasta prevê placas de orientação instaladas ao longo do trecho e implantação de sinalização especial, exemplificada com bicicletas no pavimento. Para marcar a iniciativa, a pasta organiza neste domingo (02/12) um passeio ciclístico no local.

Ação é resultado de trabalho conjunto entre a SMTTM e os movimentos de ciclistas de Caxias. Foto: Divulgação

A proposta da secretaria é levar mais segurança e orientação aos usuários da pista com o objetivo de evitar acidentes e mortes no trânsito. Para isso, o projeto estabeleceu a implantação de placas que alertam e informam aos motoristas a manutenção de 1,5 metro de distância do ciclista na ultrapassagem, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No pavimento, estão sendo pintadas bicicletas a cada 500 metros, mostrando que a pista também é utilizada para essa prática.

O cronograma prevê que a sinalização seja concluída ainda na tarde desta quarta-feira (28/11), caso o clima permita o trabalho das equipes. O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, explica que uma faixa compartilhada é um trecho que é utilizado por qualquer meio de transporte, onde os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores. Ele reforça que a iniciativa não se trata da implantação de ciclovia, por exemplo, mas sim de um espaço democrático e sinalizado para uma utilização correta dos usuários.

“Planejamos essa ação dialogando com ciclistas e pessoas que utilizam essas rotas semanalmente, além de conversar com a comunidade. Estive lá na paróquia São Pedro e São Paulo, explicando a nossa proposta aos moradores. O que estamos levando para esse local é um trabalho de sinalização, mostrando para quem trafega pela Estrada do Imigrante que ali também é lugar de ciclistas e que todos devem circular com atenção e cuidado”, reforça o secretário. A iniciativa é resultado do trabalho realizado pela SMTTM em conjunto com movimentos de ciclismo na cidade, que reivindicaram melhorias para quem se desloca com a bicicleta. Um encontro agendado para a primeira quinzena de dezembro avaliará a medida e norteará os próximos passos da ação.

Ciclistas acostumados a trafegar em longos percursos, o metalúrgico Jairton Macedo, 43 anos, e o soldador Robson Pereira Trentin, 37, pedalam pela Estrada do Imigrante há seis anos. O sossego e as belas paisagens do interior de Caxias do Sul, além de uma pista com boas condições para a prática do ciclismo, fazem do local um dos preferidos desse público, principalmente aos finais de semana, segundo Trentin. “É um privilégio ter um local assim há poucos minutos da área central. A paisagem é bonita e o local muito calmo, ideal para quem quer pedalar. Com as placas e uma presença mais forte da bicicleta, certamente os motoristas respeitarão mais e todos poderão utilizar o espaço com segurança”, afirmou o soldador.

Passeio ciclístico

Os ciclistas de Caxias e região poderão utilizar o espaço neste domingo (02/12), em um passeio ciclístico realizado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da SMTTM, em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel).

Integrando o programa Viva Bike, que visa incentivar e orientar a comunidade sobre a utilização correta da bicicleta, o passeio terá início às 8h, com saída em frente à Zucco Bike (ao lado da Igreja dos Capuchinhos, na rua General Sampaio, nº 161), em direção à Estrada dos Imigrantes (na Paróquia São Pedro e São Paulo) e retorno ao Centro Administrativo (na rua Alfredo Chaves, nº 1.666, bairro Exposição). Todo o percurso será acompanhado por agentes de trânsito, que serão responsáveis pelos bloqueios momentâneos nas vias.