Bento Gonçalves

Exposição "(IN)Visíveis: presença negra na cultura pradense" chega a Bento Gonçalves

Mostra integra a programação do Mês da Consciência Negra

Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM

A Casa das Artes de Bento Gonçalves sedia até o dia 03 de dezembro a mostra fotográfica “(IN)Visíveis: presença negra na cultura pradense”, do fotógrafo Cau Guebo. Contemplado pelo Prêmio Pracultura 2019, e organizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município de Antônio Prado, o projeto fotográfico objetiva resgatar, valorizar e ressignificar a presença e a participação dos negros na história de Antônio Prado, a cidade considerada “mais Italiana do Brasil”, fomentando a interação e a diversidade cultural da comunidade da cidade.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, Cau Guebo contou que o fotojornalismo e as causas sociais sempre estiveram presentes em seu trabalho. Psicólogo de formação, encontrou na fotografia documental um instrumento político importante para denunciar as mazelas do mundo. “É importante que a gente retrate pessoas vivas, que estão do nosso lado e não são vistas. Queremos que essas pessoas sejam vistas. (IN)Visíveis representa uma construção de vida, de entendimento de vida. Você passa a ver o teu entorno com outros olhos. O projeto vem de encontro para que o racismo, a homofobia, o negacionismo e os atos anti-democráticos não saiam de pauta. Espero que o projeto inspire a lutar contra esses aspectos retrógrados e negativos da sociedade”, desabafou.

Bento Gonçalves é o primeira cidade a receber a mostra, depois de Antônio Prado.  Além do resgate da cultura de uma grande parte da população daquele município, em muitas situações colocada à margem, o projeto promove a diversidade e o enriquecimento da comunidade como um todo. Os retratos fotográficos com representantes da etnia negra, residentes em Antônio Prado, traz uma seleção de um conjunto simbólico de sujeitos que traz a diversidade desse grande grupo descendente de africanos.

Nascido em Brasília, Cau Guebo graduou-se em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. Estudou fotografia de teatro e fotografia documental em Buenos Aires, onde trabalhou para companhias de teatro independente. Seus projetos documentais focam temas sociais atuais, como a infância em meio à pobreza, doentes psiquiátricos e imigrantes internacionais.

Serviço
O que: (IN)Visíveis: presença negra na cultura pradense, do fotojornalista Cau Guebo
Período de visitação: de 10 novembro a 03 de dezembro
Horário: 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45
Onde: Hall de entrada da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves

Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM