Os números credenciam a Fenavinho e a Expobento para um futuro ainda maior: na edição 2023, os eventos receberam 260 mil visitantes e contabilizaram R$ 40 milhões em negócios. Além da sensação de sucesso, fica ao fim o sentimento de saudade das delícias gastronômicas, dos vinhos e da inovação proposta neste ano.
Dentre os diversos pontos positivos, destacou-se a intenção dos eventos em primar pela inovação. Foi com esse objetivo que surgiu o espaço Inova Bento, com diversas start-ups divulgando seus trabalhos e atrações como campeonatos de jogos on-line como Fifa, LoL e Valorant.
Como bom protagonista, o vinho também trouxe bons resultados. Ao todo, as vinícolas expositoras comercializaram 16.200 garrafas de vinhos e espumantes durante os 11 dias de programação. Um consumo 40% maior ao do ano passado.
Os números animam a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Marijane Paese. Para ela, o sucesso da edição 2023 mostra que a Fenavinho e a Expobento podem ser ainda maiores. “A Fenavinho se tornou um movimento que se fortaleceu muito. Vamos projetar um 2024 com estrutura ainda maior, junto da Expobento”, comentou.
Destaque da edição 2023, pela simpatia e, principalmente, pelo comprometimento em representar Bento Gonçalves, a corte formada pela Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti e as princesas Liegi Sobirai e Thaís Dall’Osbel fala já com certo saudosismo dos dias como protagonistas da Fenavinho. “Está caindo a ficha de que o ciclo está se encerrando. Estamos muito felizes e orgulhosas da nossa caminhada. Demos muito carinho, mas recebemos muito carinho, também”, comentou Ana Paula. O trio retorna para as edições 2024 da Fenavinho e da Expobento.
Antes de 2024, Ana Paula, Liegi e Thaís têm mais um compromisso em 2023: o CIC confirmou para 14 de outubro a Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes.