Comportamento

Explosões durante procissão para túmulo de general no Irã matam mais de 70 pessoas

A morte do general, que era uma das pessoas mais influentes do país do Oriente Médio, completou quatro anos nesta quarta

Explosões durante procissão para túmulo de general no Irã matam mais de 70 pessoas
Foto: Reprodução


Duas explosões mataram pelo menos 73 pessoas que participavam, nesta quarta-feira (3), de uma procissão para o túmulo do general iraniano Qassem Soleimani na cidade de Kerman, na região central do Irã. O militar foi morto durante um ataque com drones dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, em 2020.

Segundo autoridades locais, as vítimas fariam uma homenagem a Soleimani. O governo iraniano classificou as explosões como atentados terroristas. Dezenas de pessoas ficaram feridas.

A morte do general, que era uma das pessoas mais influentes do país do Oriente Médio, completou quatro anos nesta quarta e provocou uma onda de revolta contra os Estados Unidos. O general era o chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país.

A operação que resultou na morte do militar foi ordenada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na época, o Pentágono alegou que Soleimani estava por trás de mortes de soldados norte-americanos no Oriente Médio e planejava futuros ataques iranianos.

Fonte: O Sul