Agro Rural

Êxodo rural dos jovens está entre os desafios da agricultura em Farroupilha

Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha
Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha

O 1º Seminário Farroupilhense de Viticultura, que ocorreu na quarta-feira (10), na Comunidade de Santos Anjos, contou com a palestra “Tendências da Agricultura e do Agronegócio”, do presidente da Emater/RS Ascar, Geraldo Sandri. O evento integrou a programação do projeto Farroupilha 2020/2040. Cerca de 100 produtores rurais da Serra participaram.

Para Sandri, a evolução da produção rural de pequenos agricultores está no cooperativismo e na quebra de algumas barreiras.

“O pequeno produtor, atualmente, produz o leite e vende in natura, porém se ele faz um queijo, agrega valor nesse produto e depois vende para o consumidor final ele terá muito mais lucro e criará uma cadeia maior de produtividade”, explicou.

Outro desafio exposto pelo presidente da Emater é com o êxodo rural dos jovens, de acordo com dados do IBGE de 2017, apenas 1,2% dos agricultores são jovens de até 25 anos.

“Como iremos manter o jovem no meio rural se não tem internet de qualidade, se não tem tecnologia, apoio das entidades governamentais, se não mostramos que ali esse jovem encontrará resultado? Então, é função das autoridades municipais estar ao lado do produtor e promover efetivamente essa sucessão. Temos que mostrar pra esse jovem que o caminho é fazer da sua pequena propriedade, uma grande indústria”, destacou.

O principal objetivo do encontro foi ouvir as demandas dos produtores rurais de Farroupilha, além da população em geral, sobre o que esperam do setor para daqui a 20 anos. O seminário foi promovido pela Emater, Prefeitura de Farroupilha, Sintrafar, Sindirural, Banrisul, UCS, Sicred, Comunidade do Santos Anjos, AFA, Afrujar e Afrumarj.