Comportamento

'Existe o risco de racionamento de água sim' diz gerente da Corsan em Farroupilha

Foto: Divulgação/Corsan
Foto: Divulgação/Corsan

O gerente da Corsan em Farroupilha, Elton Luiz Ernzen, comentou, em entrevista, que a cidade corre o risco de passar por um racionamento de água já nas próximas semanas. Isso porque o nível da barragem do Burati está em um nível precário. Conforme o gerente, o volume de água está abaixo, inclusive, do visto no ano passado, no pior momento da barragem.

Ernzen diz que a causa foi o grande período de estiagem ainda de 2020. Apesar de uma recuperação do sistema do meio para final do ano, não houve mais nenhuma chuva de volumes expressivos para a recuperação do manancial de água. Com isso, o sistema começou a declinar.

O gerente garantiu que a cidade ainda não está em racionamento, mas sim, no período de conscientização da população para os cuidados com o gasto desnecessário de água.

“Estamos pedindo essa conscientização do uso racional da água. Estamos fazendo ações pontuais de readequação com o sistema da Julieta. Estamos utilizando os extremos do sistema da Julieta de modo a economizar o sistema do Burati. Vamos esperar mais uma semana, para ver se chove de forma mais intensa. Após faremos o plano. E se caso esse plano se concretize, temos toda uma normativa, como a a aprovação da agência reguladora. As pessoas não serão pegas de surpresa com a falta de água”, disse.

O gerente também destacou que a população precisa contribuir para um consumo consciente da água. É necessário que se evite a lavagem de calçadas, veículos e fachadas nos próximos dias. A utilização da água deve ser pensada com responsabilidade visando o consumo humano.