Cidades

Exército faz operação para reduzir montanhas de lixo no bairro Humaitá e Vila Farrapos, em Porto Alegre

Apesar dos esforços, entulhos ainda se enfileiram em pilhas e atravessam quadras na região

(Foto: Camila Cunha)
(Foto: Camila Cunha)

O Exército Brasileiro promove, neste sábado (08), operações de limpeza no bairro Humaitá e Vila Farrapos, na zona Norte de Porto Alegre. A ação conta com soldados da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, localizada em Dom Pedrito, no Sul do estado. Eles ainda contam com apoio de equipes do 1º Batalhão Ferroviário, de Lages, em Santa Catarina.

As equipes se dividem em dez caminhões com caçamba, três pás-carregadeiras e quatro retroescavadeiras. Nesta manhã, o foco da limpeza era o entorno da Arena do Grêmio.

Quase todos os entulhos foram retirados da avenida Padre Leopoldo Brentano, onde o fluxo de veículos voltou a ser viabilizado. Ali, funcionários de bares e outros estabelecimentos comerciais limpam fachadas, mesas, cadeiras e tentam retirar o lodo que ainda encobre as calçadas.

Apesar dos esforços, ainda há montanhas de lixo em ruas adjacentes e no interior da região. Na rua Padre Blásio Vogel, por exemplo, os resíduos estão enfileirados em pilhas que ocupam os dois lados das calçadas, por cerca de cinco quarteirões.

O profissional de TI Alexsandro César, de 45 anos, mora na localidade com os filhos, de quatro e oito anos. Eles retornaram para casa na última quinta-feira. Porém, a família perdeu praticamente todos pertences que possuía.

“A única coisa que conseguimos recuperar foi uma geladeira, todo o resto dos itens de casa foram para o lixo. Vamos ter que começar a reconstruir nossa vida do zero, mas com a cabeça erguida. Tenho certeza que será possível”, disse o homem.

O lixo que se amontoava na avenida AJ Renner, também foi retirado. O problema são os entulhos que se acumulam em pontos esparsos, como na esquina com a rua Graciano Camozzato e a rua Adelino Machado de Souza. Nessa ultima rua, moradores formam filas para receber doações em um ginásio esportivo que virou centro de apoio na região.

*Via Correio do Povo