As inscrições podem ser feitas de forma rápida e prática pelo site oficial do Alistamento Militar. (Foto: GettyImages)
As inscrições podem ser feitas de forma rápida e prática pelo site oficial do Alistamento Militar. (Foto: GettyImages)

Já está aberto o período de Alistamento Militar 2026. O procedimento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 2008 e que completam 18 anos ao longo deste ano. O prazo para regularizar a situação militar segue até o dia 30 de junho.

As inscrições podem ser feitas de forma rápida e prática pelo site oficial do Alistamento Militar. Quem preferir o atendimento presencial deve procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando documentos básicos como CPF e comprovante de residência.

Novidade para o público feminino

Uma das novidades deste ano é a continuidade da abertura para o alistamento feminino. Diferente dos homens, para as mulheres a participação é totalmente voluntária, permitindo que aquelas que desejam seguir carreira nas Forças Armadas iniciem o processo de seleção.

Consequências para quem perder o prazo do alistamento

O alistamento não significa que o jovem será obrigatoriamente convocado, já que muitos são dispensados após as etapas de seleção. No entanto, quem não realizar o procedimento dentro do prazo fica em débito com o Serviço Militar e sofre diversas restrições civis, como:

  • Impedimento para retirar ou renovar passaporte;
  • Impossibilidade de se matricular em faculdades;
  • Proibição de assumir cargos públicos ou prestar concursos;
  • Dificuldade para obter carteira profissional e assinar contratos.

Além das restrições, quem perder o prazo de 30 de junho deverá pagar uma multa administrativa para regularizar o documento. As convocações para quem se alistar agora estão previstas para o início de 2027.