Após serem severamente castigados com as fortes chuvas durante o mês de maio, muitos dos produtores rurais de Caxias do Sul precisam de auxílios governamentais para retomarem a produção. Diversos danos foram registrados devido ao excesso de chuva e deslizamentos de terra na região. Os prejuízos continuam sendo contabilizados pelos agricultores e pelo poder público.
De acordo com estudo da NASA, 224 ocorrências de deslizamentos foram registradas em 16 municípios da Serra Gaúcha, sendo 85 em Caxias do Sul. Além dos estragos nas propriedades, as estradas do interior, que servem de escoamento para a produção, também foram danificadas.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Caxias do Sul possui cerca de 3,5 mil famílias agrícolas. A estimativa inicial é de que em torno de 500 foram atingidas mais fortemente no município. Contudo, o percentual chega perto de 50% quando considerado algum tipo de prejuízo.
Auxílios e financiamentos
Nesse sentido, buscando evitar um novo êxodo rural, a Prefeitura de Caxias do Sul reuniu secretários, subprefeitos e diretores na última semana, visando orientar sobre como auxiliar os produtores rurais na obtenção de ajuda. Auxílio Reconstrução, Volta por Cima, PIX SOS Rio Grande do Sul e Saque Calamidade são alguns dos programas disponibilizados pelos governos estadual e federal para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, há também outras formas de financiamentos disponíveis para a reconstrução das propriedades danificadas.
O titular da SMAPA, Valmir Susin, revela que um levantamento com as perdas ainda está sendo realizado e que muitas propriedades precisarão ser recuperadas. Ele também garante que a Secretaria está fazendo um esforço grande para ajudar os agricultores, que foram orientados a se cadastrar junto às subprefeituras para se habilitarem ao recebimento de benefícios.
“O dano foi muito grande nas propriedades. Se não tiverem ajuda para recuperar o solo para o plantio, vai ser muito difícil. Alguns terão que mudar a produção, fazer estudos para ver o que se poderá produzir com as mudanças após as chuvas“, explica Susin.
Nesta terça-feira (11), uma comitiva do Ministério da Agricultura esteve em Caxias para vistoriar as áreas do interior que mais foram afetadas. Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina e Forqueta estão entre as região visitadas.