Caxias do Sul

Ex-vereador de Caxias do Sul, Ithamar Sitta, morre aos 66 anos

Ele era empresário e diretor da Sittal Madeiras

Ex-vereador de Caxias do Sul, Ithamar Sitta, morre aos 66 anos


O ex-vereador e empresário Ithamar Sitta, 66 anos, morreu, na manhã desta quinta-feira (29/06), em razão de complicações decorrentes de um câncer que enfrentava desde 2018. O corpo do ex-parlamentar será velado no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). A previsão é o velório se iniciar às 14h desta tarde. Durante a sessão ordinária de hoje, enquanto a reunião estava sendo conduzida pelo primeiro vice-presidente, Olmir Cadore/PSDB, os vereadores fizeram um minuto de silêncio, relembraram um pouco da história do parlamentar e se solidarizaram com a família.

No comando do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB conta que conheceu Sitta e recorda de seu envolvimento comunitário, principalmente na região dos bairros Cruzeiro e Bela Vista.

“Foi uma pessoa sempre muito acessível e disposta. Um parlamentar bastante comunicativo e atuante na busca de melhorias na infraestrutura dos bairros e na vida dos caxienses, principalmente em relação à zona leste da cidade. Sentiremos sua ausência e deixamos nossos sentimentos a toda a família”, destacou o presidente.

Cunhada de Ithamar Sitta, a diretora da Escola Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle, Adriana Carrazoni Duarte Sitta, ressalta o perfil harmonioso e o esforço de Ithamar na luta contra o câncer. “Era uma pessoa alegre, um pai para todos”, frisou.

Câncer na Medula Óssea

Internado no Hospital Geral desde a última segunda-feira (26/06), Ithamar morreu às 7h15min de hoje. De acordo com Adriana, descobriu o mieloma múltiplo (tipo de câncer que atinge a medula óssea) em 2018. Três anos após, em 2021, fez um autotransplante. Estava bem, mas, nesta semana, adoeceu e não resistiu à doença.

Ele integrou a XII Legislatura do Parlamento caxiense, que vigorou no período de 1997 a 2000. À época, estava filiado ao PMDB. Em 2000, concorreu novamente à Câmara e ficou na suplência. Também candidatou-se a deputado estadual em 1998, permanecendo como suplente. Posteriormente, mudou para o PSDB, partido do qual foi presidente. Pela sigla tucana, concorreu mais uma vez ao Legislativo caxiense, mas não se elegeu. Em 2018, encarou as urnas novamente para a Assembleia Gaúcha, mas não obteve êxito.

Nascido em Tapejara/RS, no dia 29 de novembro de 1956, Ithamar Sitta era filho de Ivo e Luiza (in memoriam). Veio a Caxias do Sul na década de 1980, para estudar. Formou-se em Direito na Universidade de Caxias do Sul. Mais tarde também veio residir na cidade seu irmão, Celso Sitta, com quem mantinha sociedade na Empresa Sittal Madeiras. Além de Celso, Ithamar era irmão de Sinval. Ithamar Sitta residia atualmente no Bairro Exposição. Além da esposa, Célia Varta, deixa três filhas: Tamara Guliana, Luiza, Isadora e Vinícius Sitta.