Muitas pessoas podem não saber, mas José Ivo Sartori (MDB) e Alceu Barbosa Velho (PDT), ambos ex-prefeitos de Caxias do Sul, não são naturais do município onde desempenharam boa parte de suas carreiras políticas. O emedebista nasceu na cidade de Farroupilha, enquanto que o pedetista é natural de Bom Jesus. Como forma de homenagem, diversos vereadores assinam os projetos de decreto legislativo 14 e 15/2023, que concedem o Título de Cidadão Caxiense para Sartori e Alceu. As propostas foram aprovadas por unanimidade na sessão desta terça-feira (8).
Chefe do executivo de Caxias por dois mandatos, entre 2005 e 2012 (inclusive tendo Alceu como vice, até 2011), Sartori deve receber a honraria em sessão solene marcada para a noite de 26 de setembro, na sede do Legislativo. A iniciativa é encabeçada pelo vereador Felipe Gremelmaier (MDB), com a assinatura de outros 21 parlamentares.
Já Alceu Barbosa Velho, que comandou a prefeitura de 2013 à 2016, será intitulado caxiense em solene na noite de 26 de outubro. A proposta é liderada pelo presidente do PDT municipal e vereador Rafael Bueno, e tem outros 12 legisladores como coautores.
O pedetista se elegeu vereador da cidade entre 1994 e 2000. Foi vice-prefeito do governo Sartori e renunciou ao cargo após ser eleito deputado estadual, em 2010. Venceu a eleição municipal de 2012 tomando posse como prefeito. Bueno lembrou, na plenária de hoje, que Barbosa Velho construiu a vida pessoal, profissional e política em Caxias do Sul, trabalhando por melhorias na educação e na infraestrutura da cidade.
Além dos cargos eletivos, ressaltou que o ex-prefeito presidiu o PDT caxiense e contribuiu para a formação de lideranças, começando por diversos cargos em comissão que participaram de seu governo.
O outro homenageado, Sartori, se elegeu vereador de Caxias em 1977, já filiado pelo partido MDB. Com o slogan “Vamos virar o jogo”, o vereador elegeu-se em 1982 a deputado estadual, sendo reeleito por mais 4 mandatos consecutivos, destacando-se o ano de 1998, em que Presidiu a Assembleia Legislativa do Estado.
No ano de 2002, elegeu-se deputado federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando a municipalização. Elegeu-se, em 2004, prefeito de Caxias do Sul, reelegendo-se em 2008. Nesse período em que esteve à frente da cidade, conquistou os maiores índices de aprovação popular da história. Por fim, foi governador do Estado do Rio Grande do Sul, de 2015 à 2018.
Durante a declaração de votos, na sessão de hoje, os vereadores recordaram de histórias envolvendo os dois políticos e ressaltaram a importância de ambos para a história de Caxias do Sul.