Polícia

Ex-namorado mata casal por vingança após cobrança de dívida no interior de Caxias

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Na manhã desta segunda-feira (12) por volta das 10h, houve uma coletiva de imprensa, ministrada pelos delegados Luciano Righês Pereira, titular da Draco de Caxias e Cleber dos Santos Lima, da Delegacia Regional, sobre o caso do casal morto em Santa Lucia do Piaí. De acordo com as investigações o autor do homicídio é ex-namorado de Vanessa Lisot e a motivação envolve cobranças financeiras.

Na madrugada de segunda-feira (05) quatro indivíduos, usando touca ninja, luvas e capacetes chegaram em duas motocicletas na chácara e renderam o casal Vanessa Silvestre Lisot, 37 anos, e Adriano Camargo Leopold, 28. O filho de Vanessa que estava na casa foi colocado dentro de um quarto, assim que a porta fechou, houve um disparo de arma de fogo. O qual foi identificado durante as investigações que foi disparado contra a testa de Leopold.

O casal foi colocado dentro do veículo Ônix, de cor vermelha que era de propriedade de Vanessa. Os criminosos levaram eles em um matagal a cerca de 11 kms da propriedade na estrada de Caravaggio da Sexta Légua. Segundo o Delegado Luciano, primeiro o casal foi levado até o local da execução, ali Adriano que já estava morto foi jogado ribanceira a baixo, parando na vegetação a cerca de 60 metros de altura. Já Vanessa foi colocada, ainda com vida, na ponta do barranco e levou um disparo de arma de fogo na têmpora. O local fica 5 kms antes de onde o veículo foi encontrado na quarta-feira (7).

No inicio da investigação imaginava-se um roubo, já que o veículo da vítima havia sido levado, por isso o caso foi atendido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Porém, ao localizarem o veículo carbonizado reforçou-se a suspeita de homicídio, junto com a mancha de sangue localizada na garagem da propriedade.

O titular da Draco ressaltou que diversas testemunhas foram ouvidas, entre moradores e familiares, onde grande maioria relatou que Vanessa havia emprestado R$100 mil a um ex-namorado e estava fazendo a cobrança da dívida. Assim descobriu-se um suspeito. Vanessa foi casada e desta união teve o filho, posteriormente separou-se, vindo a namorar o autor do homicídio, que trabalha como capataz em uma fazenda nas proximidades da casa dela. Durante este relacionamento houve o empréstimo do valor. Há cerca de três meses ela havia separado deste homem e veio a relacionar-se com Adriano Leopold.

Segundo o depoimento do autor do crime, as cobranças de Vanessa eram constantes e em um dos casos Adriano lhe ameaçou de morte, o que desencadeou o planejamento do homicídio. Este autor de 26 anos, localizado em Gravataí, ainda neste domingo (11), na casa de uma tia. Ele confessou o crime e apontou aonde estavam os corpos do casal. O criminoso confirmou ter recebido o valor em dinheiro, inclusive parte dele foi usado na compra de um veículo Fiesta, o qual também foi usado na fuga dos criminosos.

Em depoimento ele também entregou dois comparsas. Um dos criminosos de 27 anos foi encontrado em uma propriedade rural em Santa Lucia do Piaí, com ele foi localizado dois revólveres calibre .38, as quais foram usadas na noite do crime. O terceiro criminoso, um homem de 19 anos foi preso em uma outra propriedade rural na mesma comunidade. Ambos eram safristas.

A Polícia Civil investiga ainda, se o autor pagou algum valor para os demais comparsas ou se foi apenas por terem amizade. O quarto indivíduo já foi identificado, mas ainda não foi preso pela Draco, o que segundo o delegado Luciano deve ocorrer em breve. Os três criminosos presos já tiveram suas prisões decretadas pela Justiça e estão recolhidos no sistema penitenciário de Caxias do Sul.

Os delegados reforçaram que o crime foi bem planejado, sendo pensado inclusive as rotas de fuga dos criminosos. Os locais onde estavam o carro e os corpos eram de difícil acesso, em mato fechado.

Leia mais:

Três criminosos são presos por sequestro e assassinato de casal em Caxias do Sul
Familiares encontram corpos de casal desaparecido no interior de Caxias
Polícia confirma que carro carbonizado é de vítima de sequestro em Caxias

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Draco e Paula Brunetto / Grupo RSCOM