Caxias do Sul

Ex-funcionários de empresa protestam por falta de pagamento de verbas rescisórias

Ex-funcionários bloquearam o acesso da empresa no início da manhã. Foto: (Deversom Macedo/Divulgação)
Ex-funcionários bloquearam o acesso da empresa no início da manhã. Foto: (Deversom Macedo/Divulgação)

Os ex-funcionários da empresa Flantech, que atua no setor metalúrgico em Caxias do Sul, se manifestaram na manhã desta segunda-feira, dia 08, em frente aos portões da empresa no bairro Santa Lúcia.

Ex-funcionários bloquearam o acesso da empresa no início da manhã. Foto: (Deversom Macedo/Divulgação)

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudecir Monsani, 18 trabalhadores que foram demitidos há mais de um ano ainda não receberam os valores da rescisão contratual. De acordo com ele, a empresa entrou em recuperação judicial e havia apresentado uma proposta aos funcionários em março deste ano.

“Demitiram no ano passado, faz 1 anos e dois meses e tinham prometido de pagar tudo certinho. Botaram na recuperação judicial e tinha um planejamento dessa recuperação sair em março. Reuniram o pessoal e prometeram o pagamento integral em março. Estamos em maio, chamaram o pessoal para dar R$700,00 por mês para cada um. Não atinge todo o acerto e querem deixar por isso mesmo. Os trabalhadores se revoltaram com esse descaso. Eles contratam bastante gente, estão fazendo hora extra e não querem pagar os colegas que não receberam nada.

Conforme Monsani, foi apresentada uma proposta para a empresa recontratar as pessoas que foram desligadas e estão desempregadas.

“A gente até fez uma proposta pra eles de recontratar. Eles estão recebendo muito dinheiro, produzindo. Aumentando o quadro…”, completa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Com o protesto, os atuais funcionários da empresa foram barrados e não puderam entrar para trabalhar nas primeiras horas da manhã. Após algumas conversas, os portões foram liberados. Os ex-funcionários dizem que, se em uma semana não houver uma proposta de acerto, eles vão novamente trancar o acesso da fábrica.