Bento Gonçalves

Ex-diretor do Colégio Marista Aparecida morre aos 85 anos

Ex-diretor do Colégio Marista Aparecida morre aos 85 anos

O ex-diretor do Colégio Marista Aparecida, Irmão José Bet, faleceu nesta segunda-feira, dia 26, vítima de infarto. Desde o ano passado, ele estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 Nascido em Antônio Prado em 10 de dezembro de 1931, José Bet tinha 85 anos de idade e 66 de vida religiosa. Era graduado em História desde 1967, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 1970, fez o Segundo Noviciado, na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma – Itália. Após diversas experiências como professor e gestor escolar, em 1984, assumiu a direção do Colégio Marista Aparecida, em Bento Gonçalves, onde ficou até 1985.

Seguindo sua missão, atuou como educador em outras entidades como o Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, e o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis. Em 1992 retornou a Bento Gonçalves para atuar como Auxiliar de Formador, Animador Vocacional, Tesoureiro, Vice-Diretor e presença entre estudantes até o ano de 2016, quando foi encaminhado para a Comunidade Marista São José, em Viamão, devido a problemas de saúde.

Em 2015, o irmão participou do projeto Memórias Maristas: Histórias de amor e vida, onde deixou registrado em vídeo um pouco da sua história e atuação. A iniciativa buscou resgatar e valorizar a história da construção da Rede Marista.

O velório será realizado nesta terça, dia 27, na Vila Marista, em Viamão, onde, às 16h, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.