As equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, os coordenadores das escolas de meio rural e das escolas de Educação Infantil da gestão compartilhada, entidades e coordenadores pedagógicos reuniram-se para um momento de integração e aprendizado nesta sexta-feira (15). O encontro marcou a abertura oficial do ano letivo 2019, que ocorreu na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, no turno da tarde, para cerca de 350 pessoas.
A programação do evento, organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), contou com a palestra do doutor em Ciências da Educação Júlio César Furtado dos Santos, que falou sobre o tema “Liderança, gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer”. O pedagogo e psicólogo falou sobre questões fundamentais para uma educação de qualidade, com destaque para o bom relacionamento entre os setores que compõem as instituições de ensino (pedagógico, administrativo e financeiro), e para as atitudes educadoras. Frisou, ainda, a importância da gestão pedagógica para o bom desempenho e aprendizagem dos estudantes, a principal meta das escolas.
O chefe de gabinete Chico Guerra representou o prefeito Daniel Guerra. “Para os pais, o filho é o bem mais precioso. Então a responsabilidade das escolas é muito grande, são a peça fundamental no desenvolvimento das crianças. E tenho certeza de que as nossas escolas oferecem um excelente serviço para os estudantes do município e para as suas famílias”, declarou, agradecendo e parabenizando o trabalho das equipes diretivas, coordenadores e professores.
Para a secretária municipal da Educação, Marina Matiello, o encontro também marca o tempo escolar. “A organização desse tempo cabe a nós, gestores, e é no decorrer dele que alcançaremos os objetivos de cada escola e da educação de Caxias do Sul”, afirma. A titular da pasta também agradeceu as equipes diretivas e comunidades educativas pelo empenho e qualificação contínua. “E isso é o que nós, da Smed, faremos durante o ano letivo junto a vocês, faremos acontecer, independentemente dos desafios”, declara.
Simone Rutkowski, diretora da Escola Guerino Zugno, aponta que o tema da palestra foi bem trabalhado para o momento. “O assunto foi muito interessante e veio ao encontro daquilo que precisávamos ouvir. O pedagógico é sempre o mais importante, porque a nossa preocupação é com o aluno, com a qualidade do ensino”, afirma. Para este início de ano letivo, Simone propõe o cuidado com as pessoas. “Quem está dentro do prédio é quem dá vida a ele. Além das disciplinas, acho que precisamos nos preocupar com a educação para as emoções. Tem se falado muito sobre empatia, mas muitas vezes as pessoas não sabem o que é isso, exatamente. Então, essa é a nossa bandeira para este ano”, expõe.
Cada escola recebeu material de divulgação da Festa da Uva 2019, disponibilizado pela Secretaria Municipal do Turismo, e um kit contendo seis livros doados pela Rede Recria. As aulas nas 81 escolas de Ensino Fundamental iniciam na próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro, para cerca de 35 mil estudantes da rede municipal.
Também estiveram presentes a secretária municipal do Turismo, Renata Carraro, o titular da Coordenadoria da Juventude, Lucas Guarnieri, o titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir de Bittencourt, a titular da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), Janice Moares, a coordenadora adjunta, Eunice Cioatto, representando a Ecoserra, Carlos Wanderlei Reis da Silva, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli.