EUA reconhecem vitória da oposição na Venezuela

Governo argentino também reconheceu Edmundo González Urrutia como presidente eleito. Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela vai iniciar processo de apuração do resultado

Publicado por
15:59 - 02/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
EUA reconhecem vitória da oposição na Venezuela

Foto: Carlos Garcia Rawlins

Os Estados Unidos (EUA) reconheceram a vitória do opositor Edmundo González na eleição da Venezuela mesmo sem que tenham sido feito as auditorias dos resultados emitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país. Em resposta, Nicolás Maduro diz que EUA “devem manter o nariz fora da Venezuela”.

O Departamento de Estado dos EUA usou como base os documentos divulgados pela oposição. A campanha de Edmundo González publicou na internet as atas eleitorais das mesas de votação que eles tiveram acesso e que representariam cerca de 80% do total das urnas. De acordo com esses documentos, González venceu Maduro.

O governo do país norte-americano diz ainda que fez “amplas consultas a parceiros e aliados em todo o mundo” e que nenhum deles concluiu que Maduro tenha recebido a maioria dos votos. Na quinta-feira (01), o governo argentino também havia reconhecido Edmundo González Urrutia como presidente eleito.

Países como Brasil, México e Colômbia pedem a publicação dos dados desagregados e evitam reconhecer o resultado antes dessa auditoria que, segundo os três países latino-americanos, deve ocorrer pela via institucional.

Perícia

Já nesta sexta-feira (02), o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela convocou os 10 candidatos à eleição presidencial do país para comparecer à Corte para iniciar a apuração sobre o resultado da votação do último domingo (28).

O TSJ aceitou recurso apresentado pelo presidente Nicolas Maduro, que solicita uma perícia técnica de todo o processo eleitoral para que se apresentem as atas e documentos em mãos de todos os partidos com os dados das mais de 30 mil mesas de votação.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp