Cidades

Etapa municipal da Mostra Científico-Cultural destaca 42 projetos, em Flores da Cunha

Em sua terceira edição, a inciativa envolveu mais de 5 mil pessoas

Etapa municipal da Mostra destaca projetos, em Flores da Cunha
Foto: Prefeitura de Flores da Cunha

O último sábado (5) foi especial para a rede pública de ensino de Flores da Cunha. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto realizou a primeira etapa municipal da Mostra Cientifico-Cultural 2023. Na ocasião, a organização realizou a premiação coletiva dos trabalhos em destaque e dos vencedores da categoria Voto Popular. Milhares de pessoas estiveram presentes no evento, realizado no Parque da Vindima Eloy Kunz, para prestigiar os jovens pesquisadores.

Com o intuito de potencializar os processos de ensino e aprendizagem tendo a pesquisa como princípio educativo, o projeto ocorreu em todas as escolas da rede municipal e estadual, desde a Educação Infantil (a partir dos 2 anos) até o 3º ano do Ensino Médio. A Mostra evidenciou a iniciação científica por meio da participação ativa dos estudantes na construção dos saberes e na mobilização de novas descobertas.

Nesta edição, a novidade foi a participação da rede estadual e da educação especial, por meio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Flores da Cunha e Nova Pádua. Mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores, estiveram envolvidas na Mostra, que teve mais de 900 trabalhos apresentados. Entre eles, 140 foram selecionados para a etapa municipal. Divididos em 14 categorias, 42 foram premiados com medalhas de projetos destaques.

Todas as escolas foram agraciadas com o troféu ‘Escola Pesquisadora’. Os estudantes da Apae receberam medalhas de menção honrosa. Já os vencedores do Voto Popular foram agraciados com certificados e brindes. A categoria contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, que votaram por meio de um formulário on-line.

Após esta etapa, 15 projetos foram indicados pelos avaliadores para participarem de mostras nacionais e internacionais, como a Mostraseg e a Mostratec. Além da cerimônia de premiação, a tarde foi animada pela Banda Geração Z.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, a Mostra Científico-Cultural é um importante projeto que proporciona aos estudantes novas formas de aprender, valorizando a integração entre a escola, a família e o poder público. “Gratidão é a palavra que resume o que vivenciamos. Atingimos as expectativas, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizado em cada trabalho apresentado. Os resultados dos trabalhos demonstram os níveis de excelência da educação do nosso município, evidenciando a eficácia das políticas públicas voltadas a valorização da educação como um dos principais pilares da nossa administração”, pontua.

Etapa municipal da Mostra destaca projetos, em Flores da Cunha Etapa municipal da Mostra destaca projetos, em Flores da Cunha Etapa municipal da Mostra destaca projetos, em Flores da Cunha

Confira os projetos destaque e os vencedores do voto popular da 3ª Mostra Científico-Cultural

EDUCAÇÃO INFANTIL
Categoria Maternal e Pré I

Pré I – Como é a casa das formigas? | EMEI Santa Teresinha
Pré I – Descobrindo o fundo do mar | EMEF Rio Branco
Pré I – Por que não posso arrancar as folhas das plantas para brincar? | EMEI Irmã Tarcísia
Categoria Pré II e Pré Misto

Pré II – Cogumelos, posso comer? | EMEI Santa Teresinha
Pré II – Pé de quê? | EMEF Benjamin Constant
Pré II – Vida de joaninha | EMEF 1° de Maio
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Categoria 1

1° ano – Abelha: uma pequena grande amiga ou inimiga | EMEF São José
1° ano – Como as cobras respiram? | EEEM São Rafael
1° ano – Espelho, espelho, onde está o cabelo meu? | EMEF 1° de Maio
Categoria 2

2° ano – Alô, quem fala? | EMEF São José
2° ano – Cor de pele | EMEF 1° de Maio
2° ano – Vida de formiga | EMEF Francisco Zilli
Categoria 3

3° ano – As cobras não são todas venenosas, mas podem ser perigosas! | EMEF São José
3° ano – De pedra à tela: inovação e sustentabilidade | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
3° ano – Energia limpa: se liga nessa ideia | EMEF Francisco Zilli
Categoria 4

4° ano – A qualidade do sono | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
4° ano – E os aviões como voam? | EMEF Francisco Zilli
4° ano – Xi, geou, minha planta queimou | EMEF São José
Categoria 5

5° ano – Crianças, hora de dormir | EMEF Antônio de Souza Neto
5° ano – Espaço Saúde | EMEF Rio Branco
5° ano – Produção de repelente natural a partir de folhas citronelas, cravo-da-índia e manjericão | EMEF São José
Categoria 6

6° ano – Meu melhor amigo é o meu … | EEEM São Rafael
6° ano – Reserva financeira: será que um dia posso precisar? | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
6° ano – Suco de uva | EEEF Professor Targa
Categoria 7

7° ano – Fato ou Fake | EMEF Antônio de Souza Neto
7° ano – Flores da Cunha: educação inclusiva nas escolas do município | EMEF Francisco Zilli
7° ano – Séries | EMEF Rio Branco
Categoria 8

8° ano – As consequências da emissão de CO2 da iluminação pública para as gerações futuras | EMEF 1° de Maio
8° ano – Qual a importância da criptografia no meio virtual? | EMEF Rio Branco
8° ano – Tecnologia agrícola no cultivo das videiras em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
Categoria 9

9° ano – Compulsão alimentar | EMEF 1° de Maio
9° ano – Ecoesfera: vida dentro de um habitat de água doce | EMEF Francisco Zilli
9° ano – Impactos socioeconômicos da Praça de Pedágio em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
ENSINO MÉDIO
Categoria 10

1° ano – Impacto na qualidade do ensino e educação com a falta de recursos | EEEM São Rafael
1° ano – A influência do meio social dos jovens para a formação das ideias políticas para o mercado de trabalho | EEEM São Rafael
1° ano – Problemas que os alunos com deficiência visual enfrentam nas escolas públicas e privadas | EEEM São Rafael
Categoria 11

2° ano – Assédio moral no ambiente de trabalho e escolar | EEEM São Rafael
2° ano – Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
2° ano – Transtorno do espectro autista e suas especificações na área da Matemática | EEEM São Rafael
Categoria 12

3° ano – Como se desvincular dos malefícios das redes sociais? | EEEM São Rafael
3° ano – Componente curricular libras: como incluir jovens e crianças surdas no ensino brasileiro? | EEEM São Rafael
3° ano – Propriedade medicinais da aloe vera (babosa) | EEEM São Rafael
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Categoria Educação Especial

Curiosidade trás conhecimento | Apae
CREDENCIAIS
MOSTRASEG – UCS

8° ano – As consequências da emissão de CO2 da iluminação pública para as gerações futuras | EMEF 1° de Maio
8° ano – Tecnologia agrícola no cultivo das videiras em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
9° ano – Compulsão alimentar | EMEF 1° de Maio
9° ano – Ecoesfera: vida dentro de um habitat de água doce | EMEF Francisco Zilli
9° ano – Impactos socioeconômicos da Praça de Pedágio em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
1° ano – Problemas que os alunos com deficiência visual enfrentam nas escolas públicas e privadas | EEEM São Rafael
2° ano – Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
2° ano – Transtorno do espectro autista e suas especificações na área da Matemática | EEEM São Rafael
3° ano – Como se desvincular dos malefícios das redes sociais? | EEEM São Rafael
3° ano – Componente curricular libras: como incluir jovens e crianças surdas no ensino brasileiro? | EEEM São Rafael
MOSTRATEC – UCS
Educação Infatil

Pré I – Por que não posso arrancar as folhas das plantas para brincar? | EMEI Irmã Tarcísia
Pré II – Pé de quê? | EMEF Benjamin Constant
Categoria 1 – 1° ao 3° ano

2° ano – Cor de pele | EMEF 1° de Maio
Categoria 2 – 4° ao 6° ano
6° ano – Meu melhor amigo é o meu … | EEEM São Rafael
Categoria Ensino Médio

2° ano – Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
VOTO POPULAR
Total: 10038 votos validados

Educação Infantil

Pré I – Como é a casa das formigas? | EMEI Santa Teresinha -233 votos –
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

5° ano – Será que frutas orgânicas estragam antes do que grutas que contém agrotóxicos? | EEEM São Rafael – 350 votos
Anos Finais do Ensino Fundamental

7° ano – Abelhas sem ferrão | EEEM São Rafael – 227 votos
Ensino Médio

2° ano – Assédio Moral no ambiente de trabalho e escolar | EEEM São Rafael – 232 votos