Caxias do Sul

Estudo aponta que alterações no SIM Caxias provocam atraso na linha troncal

Acumulo de coletivos na área central da cidade compromete sistema projeto pelo SIM Caxias
Acumulo de coletivos na área central da cidade compromete sistema projeto pelo SIM Caxias

Um estudo técnico apresentado pela Visate aponta que a liberação da faixa azul em tempo integral para carros e a liberação das conversões à direita nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado estão causando atraso e superlotação nas linhas de ônibus que circulam pela área central de Caxias do Sul. A informação foi trazida pelo vereador Elói Frizzo (PSB) durante a sessão na Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 16.

Conforme o relatório trazido por Frizzo, o estudo aponta que os ônibus não estão conseguindo realizar o trajeto no tempo inicialmente projetado pelo Sistema Integrado de Mobilidade – SIM Caxias. Os atrasos resultam no acúmulo de ônibus na entrada das Estações de Integração (EPIs) e na superlotação dos coletivos. “Antes, a cada quatro minutos tu tinha um ônibus passando em cada parada. Isso distribuía melhor os passageiros. Na medida em que se acumula um, dois, três, ônibus um atrás do outro, o primeiro fica lotado e os outros vazios. Tecnicamente já está comprovado que essa alteração mata o objeto do SIM Caxias”, argumenta.

Acumulo de coletivos na área central da cidade compromete sistema projeto pelo SIM Caxias (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O documento da Visate ainda revela que a linha TR-01 passou a ter a frequência de um ônibus a cada quatro minutos e quarenta segundos nos picos do meio-dia e do final da tarde. Com isso, a linha tem operado com 16 horários a menos em dias úteis.

A documentação será encaminhada ao Ministério Público nesta semana. A reportagem tentou contato com o Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, mas não obteve retorno.